Otosclerose: o que é, quais as causas, principais sintomas e tratamentos
A Otosclerose é uma condição que causa perda auditiva. Acontece quando um pequeno osso em sua orelha média – geralmente o chamado estribo – fica preso no lugar. Na maioria das vezes, isso acontece quando o tecido ósseo em sua orelha média cresce em torno do estômago de uma maneira que não deveria. Seu osso do estômago tem que vibrar para que você ouça bem. Quando não pode fazer isso, o som não pode viajar de sua orelha média para o ouvido interno. Isso dificulta a sua audição.
Causas do Otosclerose:
A Otosclerose é causada por um crescimento anormal do osso nos ouvidos, o que causa perda auditiva. Na maioria dos casos, uma operação cirúrgica irá restaurar a audição. A Otosclerose tem a ver com os três pequenos ossos na orelha média, mais especificamente o estômago. Uma parte do osso crescerá anormalmente e esse crescimento ósseo impedirá que o estômago vibre normalmente em resposta ao som. Em seus estágios iniciais, o sofredor não será afetado.
Sintomas do Otosclerose:
Além da perda auditiva outros sintomas do Otosclerose são esses.
- Zumbidos nos ouvidos
- Vertigem
- Tontura
- Perda do equilíbrio
Diagnóstico do Otosclerose:
Avaliação clínica, audiometria tonal, impedanciometria, timpanometria, timpanograma e tomografia computadorizada são exames importantes para o diagnóstico da Otosclerose, para determinar o estágio da perda auditiva e avaliar as possibilidades de tratamento.
Tratamentos do Otosclerose:
Se a sua Otosclerose é leve, o seu médico pode tomar uma abordagem de assistir e esperar e testar a sua audição regularmente. Ela também pode recomendar que você tenha um aparelho auditivo. Alguns médicos podem tratar a otosclerose com fluoreto de sódio , um suplemento dietético . Mas isso não foi comprovado para funcionar.
Se a sua perda auditiva é séria ou piora, seu médico pode recomendar uma cirurgia chamada estapedectomia. Com este procedimento, um cirurgião coloca um dispositivo em sua orelha média que move o osso do estômago preso, permitindo que as ondas sonoras viajem para o seu ouvido interno para que você possa ouvir melhor.
Uma estapedectomia pode ajudar algumas pessoas. Mas, como todos os tipos de cirurgia, tem riscos. Em casos raros, pode piorar a audição. Se você tiver Otosclerose em ambas as orelhas, um cirurgião irá operar em uma orelha de cada vez. Após o primeiro, você precisará esperar pelo menos 6 meses para que ele seja feito em sua outra orelha.