Dicas de Saúde

As 10 principais causas da perda de cabelo que todos precisam saber

Por Alan Costa, em 24/07/2017 (atualizado em 27/10/2021)
perda de cabelo

As razões da Perda de Cabelo podem variar desde a simples e temporária – uma deficiência de vitamina – para o mais complexo, como uma condição de saúde subjacente. É verdade que os homens são mais propensos a perder o cabelo do que as mulheres, principalmente devido à calvície masculina.Em muitos casos, existem maneiras de tratar a Perda de Cabelo masculino e feminino. Tudo depende da causa. Todo mundo perde o cabelo. Acontece durante o banho da manhã, enquanto você está a secar, ou quando você dá uma escova rápida – e isso é normal.

Em média, perdemos uma centena de cabelos por dia. Isso é apenas o cabelo passando por seus ciclos, e haverá um novo para substituí-lo. Mas a Perda de Cabelo pode ser um sinal de uma condição médica mais séria que precisa de uma avaliação por um dermatologista e possível tratamento. Então, confira As 10 Principais Causas da Perda de Cabelo:

Principais Causas da Perda de Cabelo:

Alopecia areata: Alopecia areata é uma doença auto-imune em que o sistema imunológico ataca os folículos capilares, e está entre as Principais Causas da Perda de Cabelo. Isso afeta cerca de 4,7 milhões de pessoas nos Estados Unidos e ocorre igualmente em homens e mulheres. A causa é desconhecida, mas pode ser desencadeada por estresse ou doença.

Sintomas: A condição pode ocorrer em três formas. Alopecia areata geralmente causa manchas redondas e suaves de calvície no couro cabeludo, sobrancelhas ou pernas. A perda total de cabelo na cabeça é conhecida como alopecia totalis, enquanto a Perda de Cabelo que ocorre em todo o corpo é chamada de alopecia universal. Alguns pacientes relataram que, antes da mancha careca, eles sentiram algo nessa área – um formigamento ou uma irritação.

Medicamentos: Um número crescente de relatórios alertam para alguns medicamentos que causam Perda de Cabelo. Medicamentos para combater o colesterol baixo, pressão arterial alta, doença de Parkinson, artrite, e até determinados anti-inflamatórios podem ter esse efeito secundário, estando entre as Principais Causas da Perda de Cabelo.

É óbvio que, é melhor você perder o seu cabelo do que ficar doente, mas esteja ciente que, em muitos casos, existem medicamentos alternativos que não causam esse problema.

Estresse Físico: Qualquer tipo de cirurgia de trauma físico, um acidente de carro ou uma doença grave, mesmo gripe, podem causar perda temporária de cabelo, por isso, está entre as Principais Causas da Perda de Cabelo. Isso pode desencadear um tipo de Perda de Cabelo chamada efluvio telógeno.

O cabelo possui um ciclo de vida programado: fase de crescimento, fase de repouso e fase de derramamento. Quando você tem um evento realmente estressante, pode surpreender o ciclo do cabelo, empurrando mais cabelo para a fase de derramamento. A Perda de Cabelo geralmente se torna notável de três a seis meses após o trauma.

Hipotiroidismo: O hipotiroidismo é o termo médico para quem tem uma glândula tireoide inferior, o que pode estar entre as Principais Causas da Perda de Cabelo. Esta pequena glândula situada no seu pescoço produz hormônios que são críticos para o metabolismo, bem como para o crescimento e o desenvolvimento e, quando não está bombeando hormônios suficientes, pode contribuir para a Perda de Cabelo. O seu médico pode fazer testes para determinar a causa real.

Hereditariedade: A Perda de Cabelo do padrão feminino, chamada alopecia androgênica ou androgênica, é basicamente a versão feminina da calvície masculina. Se você veio de uma família onde as mulheres começaram a ter Perda de Cabelo em uma certa idade, então você pode ser mais propenso a isso, estando entre as Principais Causas da Perda de Cabelo. Ao contrário dos homens, as mulheres não tendem a ter uma linha de cabelo recuada, em vez disso, sua parte pode se alargar e pode ter uma diminuição notável do cabelo.

Hormônios Femininos: Assim como as mudanças hormonais da gravidez podem causar Perda de Cabelo, pode mudar ou sair das pílulas anticoncepcionais. Isso também pode causar eflúvio talógeno, e pode ser mais provável se você tiver uma história familiar de Perda de Cabelo. A mudança no equilíbrio hormonal que ocorre na menopausa também pode ter o mesmo resultado, estando entre as Principais Causas da Perda de Cabelo.

Síndrome do Ovário Policístico: Cerca de cinco milhões de mulheres nos Estados Unidos sofrem de Síndrome do Ovário Policístico. A condição, que pode começar desde os 11 anos, é causada por um desequilíbrio hormonal em que os ovários produzem muitos hormônios masculinos, o que pode causar dentre as Principais Causas da Perda de Cabelo.

Os sintomas: PCOS podem causar crescimento do cabelo facial, períodos irregulares, acne e cistos nos ovários. E enquanto você pode sofrer Perda de Cabelo em seu couro cabeludo, você pode notar mais cabelo em outro lugar do corpo.

Envelhecimento: Infelizmente, envelhecer faz parte do jogo da vida e uma das desvantagens disso é a Perda de Cabelo. Algumas pessoas notam os primeiros sinais ainda na adolescência, mas a grande maioria começa a perder cabelo entre as idades 30-60, então, a idade está entre as Principais Causas da Perda de Cabelo.

Condições da Pele do Couro Cabeludo: Um couro cabeludo insalubre pode causar inflamação que dificulta o crescimento do cabelo. As condições da pele que levam à Perda de Cabelo incluem dermatite seborreica (caspa), psoríase e infecções fúngicas, como a micose que estão entre as Principais Causas da Perda de Cabelo.

A psoríase, uma condição autoimune que provoca o excessivo volume de células da pele, produz uma escala branca muito grossa no couro cabeludo que pode sangrar se for arrancada. Com a micose, um fungo que você contrate ao tocar uma pessoa ou animal infectado, você notará manchas vermelhas no couro cabeludo, o que pode ser difuso.

Outras Causas:

 Existem outras Principais Causas da Perda de Cabelo, como os tratamentos de radioterapia ou quimioterapia, vivencia de um momento traumático que desestabilizou o sistema central, em alguns casos pós-parto e naturalmente, acidentes graves que ponham em risco o coro-cabeludo.

Sair da versão mobile