Dicas de Saúde

Retinopatia Diabética: o que é, quais as causas, sintomas e tratamentos

Por Alan Costa, em 27/07/2017 (atualizado em 26/10/2021)
Retinopatia Diabética

A Retinopatia Diabética é uma condição que ocorre como resultado de danos aos vasos sanguíneos da retina em pessoas com diabetes. A Retinopatia Diabética pode desenvolver se você tem diabetes tipo 1 ou 2 e uma longa história de níveis elevados de açúcar no sangue descontrolados. Enquanto você pode começar com apenas problemas de visão leves, você pode eventualmente perder a visão.

A Retinopatia Diabética não tratada é uma das causas mais comuns de cegueira nos Estados Unidos. É também a doença ocular mais comum em pessoas com diabetes. Então, confira agora Retinopatia Diabética – O que é, Causas e Tratamentos:

O que Causa a Retinopatia Diabética:

 Níveis elevados de açúcar no sangue durante longos períodos causam Retinopatia Diabética. Este excesso de açúcar danifica os vasos sanguíneos que fornecem a retina com sangue. A pressão arterial elevada também é um fator de risco para a Retinopatia Diabética. A retina é uma camada de tecido na parte de trás do olho. É responsável por mudar as imagens que o olho vê em sinais nervosos que o cérebro pode entender.

Quando os vasos sanguíneos da retina são danificados, eles podem ficar bloqueados, o que corta algum suprimento de sangue da retina. Essa perda de fluxo sanguíneo pode fazer com que outros vasos sanguíneos mais fracos cresçam. Estes novos vasos sanguíneos podem vazar e criar tecido cicatricial que pode causar perda de visão.

Quanto mais tempo você tiver diabetes, maiores serão suas chances de desenvolver Retinopatia Diabética. Quase todos os que têm diabetes há mais de 30 anos mostrarão alguns sinais de Retinopatia Diabética. Manter seu diabetes sob controle pode ajudar a diminuir a progressão.

Principais Sintomas da Retinopatia Diabética: 

É incomum ter sintomas durante os estágios iniciais dessa condição. Os sintomas da Retinopatia Diabética muitas vezes não aparecem até ocorrerem grandes danos no interior do olho. Você pode evitar danos não vistos, mantendo seus níveis de açúcar no sangue sob controle e recebendo exames oculares regulares para monitorar sua saúde ocular.

Quando os sintomas aparecem, eles são mais comumente vistos em ambos os olhos e podem incluir:

  • Vendo flutuadores ou manchas escuras:
  • Dificuldade em ver à noite:
  • visão embaçada:
  • Uma perda de visão:
  • Dificuldade para distinguir cores:

Como Tratada a Retinopatia Diabética:

 As opções de tratamento são limitadas para pessoas com Retinopatia Diabética precoce. O seu médico pode querer realizar exames oculares regulares para monitorar a saúde ocular, caso o tratamento seja necessário. Um endocrinologista pode ajudar a diminuir a progressão da Retinopatia Diabética, ajudando você a gerenciar sua diabetes otimamente. Na Retinopatia Diabética avançada, o tratamento depende do tipo e gravidade da Retinopatia Diabética.

A cirurgia de fotocoagulação pode ajudar a prevenir a perda de visão. Este tipo de cirurgia usa um laser para controlar ou parar o vazamento queimando os vasos para selá-los. Os tipos de fotocoagulação e outros tratamentos incluem o seguinte:

  • A fotocoagulação Scatter envolve o uso de um laser para queimar centenas de pequenos orifícios nos olhos duas ou mais vezes para reduzir o risco de cegueira:
  • A fotocoagulação focal envolve o uso de um laser para atingir um vaso de vazamento específico na mácula para evitar que o edema macular se agrave:
  • A vitrectomia envolve a remoção de tecido cicatricial e fluido nublado do fluido vítreo do olho:
Sair da versão mobile