O câncer de mama geralmente é pensado como algo que só afeta as mulheres, mas os homens podem obtê-lo em casos raros. Ele se desenvolve na pequena quantidade de tecido mamário que os homens têm atrás de seus mamilos. Geralmente ocorre em homens com mais de 60 anos, mas pode afetar ocasionalmente homens mais jovens. Assim como as mulheres, os homens possuem glândulas mamárias e também estão propícios a apresentar o câncer de mama. Para cada cem casos de câncer de mama em mulheres, existe um caso de Câncer de Mama em Homens, sendo um tipo de câncer muito raro e muito pouco estudado.
Estudos mostram que a média de idade dos homens acometidos pelo câncer de mama varia de 60 a 70 anos, concluindo que esse tipo de câncer tende a ser diagnosticado em idade mais avançada do que nas mulheres. Na maioria dos casos de Câncer de Mama em Homens, a detecção da doença é feita em estágio avançado, o que dificulta o tratamento, podendo haver metástase e por vezes óbito.
Causas do Câncer de Mama em Homens:
A causa exata do Câncer de Mama em Homens não é conhecida, mas há algumas coisas que aumentam o risco de obtê-lo. Esses incluem:
- Genes e história familiar – herdar versões defeituosas de genes chamados BRCA1 ou BRCA2 aumenta seu risco de câncer de mama
- Tomando medicamentos que aumentam a quantidade de um hormônio chamado estrogênio no organismo, como medicamentos hormonais às vezes usados para câncer de próstata
- Condições que podem aumentar o nível de estrogênio no organismo – incluindo obesidade , síndrome de Klinefelter e cicatrização do fígado ( cirrose )
- Radioterapia prévia para a área do tórax
Não é certo se você pode fazer qualquer coisa para reduzir seu risco, mas comendo uma dieta equilibrada , perdendo peso se você estiver com excesso de peso e não beber muito álcool pode ajudar.
Sintomas do Câncer de Mama em Homens:
Os principais sintomas do Câncer de Mama em Homens incluem:
- Um nó no peito – geralmente é difícil, indolor e não se move no peito
- O bocal de giro para dentro (mamilo invertido)
- Flujo líquido do mamilo ( descarga do mamilo ), que pode ser manchado de sangue
- Uma ferida ou ferida ao redor do mamilo que não desaparece
- O mamilo ou a pele circundante tornando-se difícil, vermelho ou inchado
- Pequenos solavancos na axila ( glândulas inchadas )
Quando Consultar o Médico:
Veja o seu médico de família se você tiver:
- Um nódulo no peito
- Outros sintomas preocupantes, como a descarga do mamilo
- Uma história de câncer de mama (em homens ou mulheres) em membros próximos de sua família e você está preocupado com suas chances de obtê-lo
É muito improvável que você tenha câncer, mas é melhor ser verificado. Seu médico de família examinará seu peito e pode encaminhá-lo para testes e exames de câncer de mama, se necessário. Se você não tem sintomas, mas tem uma história familiar clara de câncer de mama, seu médico de família pode encaminhá-lo a um especialista genético para discutir o risco de obtê-lo. Existem alguns genes hereditários que aumentam o risco de câncer e um exame de sangue pode ser feito para verificar isso
Tratamentos do Câncer de Mama em Homens:
O tratamento para o Câncer de Mama em Homens depende de quão longe o câncer se espalhou. Possíveis tratamentos incluem:
- Cirurgia para remover o tecido mamário afetado e mamilo ( mastectomia ) e algumas das glândulas em sua axila
- Radioterapia – onde a radiação é usada para matar células cancerosas
- Quimioterapia – onde a medicação é usada para matar células cancerosas
- Outros medicamentos que ajudam a parar o crescimento do câncer de mama – incluindo o tamoxifeno e o trastuzumab (Herceptin)
Muitos homens são submetidos a cirurgia seguida por um ou mais dos outros tratamentos. Isso pode ajudar a parar o câncer voltando no futuro.