A Psoríase é uma doença inflamatória geneticamente programada que afeta principalmente a Pele em cerca de 3% dos indivíduos nos Estados Unidos. A Psoríase é caracterizada por células da Pele que se multiplicam até 10 vezes mais rápido do que o normal. Quando essas células atingem a superfície e morrem, levantaram-se, placas vermelhas cobertas com escamas brancas. A Psoríase começa como uma pequena pápula de escala.
O que é a psoríase:
A Psoríase é uma condição autoimune crônica que causa a rápida acumulação de células da Pele. Esta acumulação de células causa escalonamento na superfície da Pele. Inflamação e vermelhidão em torno das escalas é bastante comum. As escalas psoriásicas típicas são de prata esbranquiçada e se desenvolvem em manchas espessas e vermelhas. Às vezes, esses remendos irromperão e sangrarão.
A psoríase é o resultado de um processo de produção de Pele acelerada. Normalmente, as células da pele crescem profundamente na pele e lentamente se elevam para a superfície. Eventualmente, eles caem. O ciclo de vida típico de uma célula da Pele é de um mês. Em pessoas com Psoríase, esse processo de produção pode ocorrer em apenas alguns dias. Por isso, as células da Pele não têm tempo para cair. Esta rápida sobreprodução leva à acumulação de células da Pele.
As balanças geralmente se desenvolvem nas articulações, tais cotovelos e joelhos. Eles podem se desenvolver em qualquer lugar do corpo, incluindo as mãos, pés, pescoço, couro cabeludo e rosto. Menos tipos comuns de psoríase afetam as unhas, a boca e a área em torno de órgãos genitais.
Quais são os Diferentes Tipos de Psoríase:
Os 5 tipos de Psoríase e os sintomas mais comuns incluem:
Psoríase da placa: este é o tipo mais comum de psoríase – cerca de 80 por cento das pessoas com a condição de Psoríase em placas. Provoca manchas vermelhas e inflamadas que cobrem áreas da Pele. Esses remendos são geralmente cobertos de balanças ou placas de prata e blusas. Estas placas são comumente encontradas nos cotovelos, joelhos e couro cabeludo.
- Psoríase Gutata: a Psoríase Gutata é comum na infância . Este tipo de psoríase causa pequenas manchas cor de rosa. Os sites mais comuns para a Psoríase gutata incluem o tronco, os braços e as pernas. Essas manchas raramente são grossas ou aumentadas como Psoríase em placas.
- Psoríase Pustular: a Psoríase pustulosa é mais comum em adultos . Provoca bolhas brancas, cheias de pus e amplas áreas de Pele vermelha inflamada. A Psoríase pustulosa é tipicamente localizada em áreas mais pequenas do corpo, como as mãos ou os pés, mas pode ser generalizada.
- Psoríase inversa: a Psoríase inversa provoca áreas brilhantes de Pele vermelha, brilhante e inflamada. Os remendos da Psoríase inversa se desenvolvem sob axilas ou seios, na virilha ou em torno de dobras cutâneas nos órgãos genitais.
- Psoríase eritro dérmica: esse tipo de psoríase geralmente cobre grandes seções do corpo ao mesmo tempo e é muito raro . A Pele quase parece queimada pelo sol. Escamas que se desenvolvem muitas vezes em grandes secções ou folhas. Não é incomum para uma pessoa com este tipo de Psoríase apresentar febre ou tornar-se muito doente.
Quais são os Sintomas da Psoríase:
Os sintomas de Psoríase diferem de pessoa para pessoa e dependem do tipo de Psoríase. Áreas de Psoríase podem ser tão pequenas como alguns flocos no couro cabeludo ou cotovelo, ou cobrem a maior parte do corpo.
Os sintomas Mais Comuns de Psoríase em Placas incluem:
- Manchas vermelhas, levantadas e inflamadas
- Escamas ou placas de prata-branco nas manchas vermelhas
- Pele seca que pode rachar e sangrar
- Dor em parches
- Sensações de coceira e queimação
- Unhas grossas
- Articulações doloridas e inchadas
Nem todas as pessoas experimentarão todos esses sintomas. Algumas pessoas experimentarão sintomas completamente diferentes se tiverem um tipo de Psoríase menos comum. A maioria das pessoas com Psoríase passa por “ciclos” de sintomas. A condição pode causar sintomas graves por alguns dias ou semanas e, em seguida, os sintomas podem esclarecer e ser quase imperceptíveis. Então, em poucas semanas ou se for piorado por um gatilho comum de Psoríase, a condição pode acender novamente.
Às vezes, os sintomas da Psoríase desaparecem completamente. Quando você não tem sinais ativos da condição, você pode estar em “remissão”. Isso não significa que a Psoríase não volte, mas, por enquanto, você não tem sintomas.
O que causa a psoríase:
Os cientistas não estão claros quanto ao que causa a Psoríase. No entanto, graças a décadas de pesquisa, eles têm uma ideia geral de dois fatores-chave: a genética e o sistema imunológico.
- Sistema imunológico: A Psoríase é uma condição auto-imune. As condições autoimunes são o resultado do ataque do corpo. No caso da Psoríase, os glóbulos brancos conhecidos como células T atacam as células da Pele por engano. Em um corpo típico, células brancas de sangue são implantadas para atacar e destruir bactérias invasoras e combater infecções. O ataque equivocado faz com que o processo de produção de células da pele entre em excesso.
- A produção acelerada de células da Pele faz com que novas células da Pele se desenvolvam rapidamente. Eles são empurrados para a superfície da pele, onde eles se acumulam. Isso resulta em placas que são mais comumente associadas à Psoríase. Os ataques às células da Pele também provocam desenvolvimento de áreas vermelhas inflamadas de pele.
- Genética: Algumas pessoas herdam genes que os tornam mais propensos a desenvolver Psoríase. Se você tem um membro da família imediato com a condição da Pele, seu risco de desenvolver Psoríase é maior . No entanto, a porcentagem de pessoas com Psoríase e predisposição genética é pequena. Aproximadamente 2 a 3 por cento das pessoas com o gene desenvolvem a condição.
Opções de Tratamento Para Psoríase:
A Psoríase não possui cura. Os tratamentos visam reduzir a inflamação e as escalas, diminuir o crescimento das células da Pele e remover as placas. Os tratamentos de Psoríase se dividem em três categorias: tratamentos tópicos, medicamentos sistêmicos e terapia de luz.
Os tratamentos tópicos de psoríase incluem:
- Corticosteróides tópicos
- Retinoides tópicos
- Anthralin
- Análogos de vitamina D
- ácido salicílico
- hidratante