Dicas de Saúde

Seroma: o que é, quais as causas, sintomas, tratamentos e como prevenir

Seroma 1

A Seroma é uma coleção de fluidos que se acumula sob a superfície da sua pele. O Seroma pode se Desenvolver após procedimento cirúrgico, na maioria das vezes no local da incisão cirúrgica ou onde o tecido foi removido. O fluido, chamado soro, nem sempre é construído imediatamente. O inchaço e o líquido podem começar a colecionar várias semanas após a cirurgia.

SeromaCausas da Seroma:

Um Seroma pode se formar após um procedimento cirúrgico. Em alguns casos, um Seroma pode se formar após uma cirurgia muito pequena. A maioria dos Seromas, no entanto, aparecerá após um procedimento bastante extenso, ou em que uma grande quantidade de tecido é removida ou interrompida.

Sua equipe cirúrgica colocará tubos de drenagem dentro e ao redor da incisão para tentar evitar um Seroma. Os tubos de drenagem podem permanecer em seu corpo por algumas horas ou alguns dias após a cirurgia para evitar o acúmulo de fluido.

Em muitos casos, o uso de tubos de drenagem será suficiente para prevenir um Seroma. No entanto, isso nem sempre é o caso, e uma semana ou duas após o procedimento, você pode começar a perceber os sinais de acumulação de líquido perto da incisão.

Os tipos mais comuns de cirurgia que resultam em Seromas incluem:

  • Contorno corporal, como lipoaspiração ou braço, peito, coxa ou elevadores de nádega;
  • Aumento mamário ou mastectomia;
  • Reparação de hérnia;
  • Abdominoplastia ou uma abdominoplastia.

Fatores de Risco de um Seroma:

Vários fatores aumentam seu risco de desenvolver um Seroma após um procedimento cirúrgico. Nem todos com esses fatores de risco desenvolverão um Seroma, no entanto. Esses fatores de risco incluem:

  • Cirurgia Extensiva: Um procedimento que interrompe grandes quantidades de tecido;
  • Um histórico de Seromas após procedimentos cirúrgicos.

Como Identificar um Seroma:

Em muitos casos, um Seroma terá a aparência de um nódulo inchado, como um grande cisto. Também pode ser macio ou dolorido quando tocado. Uma liberação clara da incisão cirúrgica é comum quando existe um Seroma. Você pode ter uma infecção se a descarga se tornar sangrenta, muda de cor ou desenvolve um odor.

Em casos raros, um Seroma pode calcificar. Isso deixará um nó duro no site da Seroma.

Complicações da Seroma:

Um Seroma pode drenar externamente para a superfície da sua pele de vez em quando. A drenagem deve ser clara ou ligeiramente sangrenta. Se você começar a experimentar os sintomas de uma infecção, o Seroma pode ter se tornado um abscesso. Você precisará de tratamento médico para isso. É improvável que um abscesso desapareça por conta própria, e pode crescer de tamanho e ficar muito desconfortável. A infecção também pode fazer você

Sintomas da Seroma:

Os principais sintomas do Seroma são:

  • Inchaço e flutuação locais;
  • Abaulamento da cicatriz;
  • Dor;
  • pele avermelhada;
  • Aumento da temperatura local.

O Seroma ocorre principalmente em cirurgias cesáreas ou abdominoplastias. Pode drenar-se espontaneamente através da cicatriz cirúrgica, ocasionando um grande susto aos pacientes.

Tratamentos da Seroma:

Nem sempre, um pequeno Seroma precisará de tratamento médico. Isso porque o corpo naturalmente pode reabsorver o líquido em algumas semanas ou meses.

A medicação não fará com que o fluido desapareça mais rápido, mas você pode tomar medicação para dor sem receita, como o ibuprofeno, para reduzir a dor ou desconforto e ajudar a aliviar qualquer inflamação causada pelo Seroma. Converse com seu médico sobre suas opções.

O Seroma pode exigir tratamento pelo seu médico. Seu médico pode sugerir drenar o seroma se for grande ou doloroso. Para fazer isso, seu médico irá inserir uma agulha no seroma e remover o líquido com uma seringa.

Infelizmente, o Seroma podem retornar. Seu médico pode precisar drenar um Seroma várias vezes. Em alguns casos, seu médico pode sugerir a remoção total da Seroma. Isto é realizado com um procedimento cirúrgico muito menor.

SeromaPrevenção da Seroma:

Os sistemas de drenagem cirúrgica são utilizados em algumas cirurgias para evitar que um Seroma se desenvolva. Antes de seu procedimento, no entanto, você deve discutir com o seu médico a probabilidade de desenvolver um Seroma e que eles podem fazer para ajudar a prevenir isso.

Além disso, pergunte ao seu médico sobre roupas de compressão. Estes dispositivos médicos são projetados para ajudar a cicatriz de pele e tecido mais rápido. Eles também podem reduzir o inchaço e hematomas após uma cirurgia. Esses curativos podem ajudar a reduzir o risco de desenvolver um Seroma.

Esses pequenos passos podem ajudar a evitar a formação de um Seroma se você tiver uma cirurgia. Se um Seroma  desenvolver, certifique-se de verificar com o seu médico para que ambos possam decidir sobre as melhores etapas para o tratamento. Embora sejam incômodos, os Seromas raramente são sérios, por isso tenha a certeza de que acabará por curar.

Formado em Comunicação Social, especialista em jornalismo digital e SEO, responsável por criar diversos projetos na internet, afim de levar conhecimento à todos sobre saúde, beleza, bem estar, natureza e entretenimento.