Pinguécula: o que é, quais as causas, principais sintomas e tratamentos
Pinguécula é um crescimento benigno ou não canceroso que se desenvolve em seus olhos. Esses crescimentos são chamados de “Pinguécula” quando há mais de um deles. Cresce na conjuntiva, que é a fina camada de tecido que cobre a parte branca do seu olho.
O que uma Pinguécula:
Uma Pinguécula é de cor amarelada e tipicamente tem uma forma triangular. É um pequeno remendo elevado que se aproxima da córnea. Sua córnea é a camada transparente que se encontra sobre o seu pupilo e íris. Sua íris é a parte colorida do seu olho. Pinguécula são mais comuns no lado da córnea mais perto do seu nariz, mas também podem crescer junto à sua córnea do outro lado. Algumas Pinguécula podem crescer, mas isso ocorre em uma taxa muito lenta e é raro.
O que Causa a Pinguécula:
Uma Pinguécula se forma quando o tecido em sua conjuntiva muda e cria uma pequena colisão. Alguns desses solavancos contêm proteínas, gorduras e cálcio, enquanto outros contêm proteínas e gorduras ou cálcio. A razão para esta mudança não é totalmente compreendida, mas tem sido associada à exposição frequente à luz solar, ao pó ou ao vento. Pinguécula também tendem a se tornar mais comuns à medida que as pessoas envelhecem.
Sintomas de uma Pinguécula:
Uma Pinguécula pode fazer com que seu olho se sinta irritado ou seco. Também pode fazer você se sentir como se tivesse algo em seus olhos. Ou você pode ter um sentimento arenoso como se você tivesse areia ou outras partículas ásperas em seus olhos. O olho afetado também pode coçar ou ficar vermelho e inflamado. Estes sintomas causados por Pinguéculas podem ser leves ou graves. Seu optometrista, ou seu médico, deve ser capaz de diagnosticar esta condição com base na aparência e localização da Pinguécula.
Como é Tratada uma Pinguécula:
Você geralmente não precisa de nenhum tipo de tratamento para uma Pinguécula, a menos que cause desconforto. Se o seu olho doer, o seu médico pode lhe dar pomadas oftálmicas ou colírios para aliviar vermelhidão e irritação. Você pode conversar com seu médico sobre ter a Pinguécula cirurgicamente removida se sua aparência o incomoda. Em alguns casos, uma Pinguécula pode precisar ser removida. A cirurgia é considerada quando uma Pinguécula:
- Cresce em sua córnea, pois isso pode afetar sua visão:
- Causa desconforto extremo quando você tenta usar lentes de contato:
- Está constantemente e fortemente inflamado, mesmo depois de aplicar colírios ou pomadas: