Costas

Levantamento Terra

levantamento terra

Execução
1 – Faça uma pegada com afastamento igual à largura dos ombros e com o dorso das mãos voltado para cima; braços estendidos e na posição agachada, dobrando joelhos e quadris.
2 – Mantendo a coluna vertebral reta e os cotovelos bloqueados, fique de pé, ereto, levantando a barra até o nível dos quadris.
3 – Lentamente, abaixe a barra até o chão.

Músculos envolvidos
Primário: Eretor da espinha, glúteos, músculos posteriores da coxa.
Secundário: Trapézio, latíssimo do dorso, quadríceps, antebraços.

Enfoque anatômico

levantamento-terra

Espaçamento das mãos: As mãos devem ficar com espaçamento igual à largura dos ombros, de modo que os braços fiquem pendendo verticalmente e as mãos se movimentem ao longo da parte externa das coxas.

Pegada: Uma pegada invertida (uma mão supinada e outra pronada) impede o rolamento da barra.

Postura: Posicione os pés diretamente abaixo dos quadris, com os dedos apontando para frente.

Trajetória: A barra deve se deslocar diretamente para cima e para baixo, junto ao corpo.

Amplitude de movimento: A barra é levantada do chão até a parte superior das coxas, com os braços estendidos e os cotovelos mantidos bloqueados. Durante este movimento, os músculos eretores da espinha trabalham na estabilização e retificação da coluna vertebral, enquanto os músculos glúteos e os músculos posteriores da coxa geram extensão do quadril. Mantenha a coluna vertebral reta ao longo de todo o movimento; não arredonde a região lombar para a frente, e nem estenda a coluna vertebral demasiadamente para trás.
Variações

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Levantamento terra com pernas rígidas (Stiff): A execução desse movimento transfere o enfoque da região lombar para os músculos das nádegas e músculos posteriores da coxa.

Levantamento terra sumô: E execução com uma postura mais aberta faz recair a ênfase nos músculos das coxas.

Tração de peso entre as pernas, com cabo: Fique de pé de costas para uma polia baixa e faça o levantamento utilizando uma barra curta com o cabo passando entre as pernas.

Imagens e explicações retiradas do livro Boydbuilding Anatomy, de Nick Evans.

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Formado em Comunicação Social, especialista em jornalismo digital e SEO, responsável por criar diversos projetos na internet, afim de levar conhecimento à todos sobre saúde, beleza, bem estar, natureza e entretenimento.

5 comentários

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  • […] coisa comum é encontrar pessoas que não treinam Pernas. Alguns exercícios para pernas, como o Levantamento Terra e o Agachamento, trabalham todo seu corpo, elevam seus níveis de testosterona, etc. Dessa forma, […]

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  • […] o joelho direito ligeiramente dobrados, realizar um levantamento terra com pernas rígidas por flexão no quadril, estendendo a perna livre atrás de você para o […]

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