Insuficiência Respiratória: o que é, quais as causas, sintomas e tratamentos
A insuficiência respiratória é uma condição na qual oxigênio não passa dos pulmões para o sangue em quantidades suficientes. Os órgãos do corpo, como coração e cérebro, precisam de sangue rico em oxigênio para funcionar bem. Insuficiência respiratória também pode ocorrer se os pulmões não conseguirem remover apropriadamente dióxido de carbono do sangue . Muito dióxido de carbono no sangue pode danificar os órgãos do corpo. Ambos problemas – pouco nível de oxigênio no sangue ou alto de dióxido de carbono – podem ocorrer ao mesmo tempo. Então, confira Insuficiência Respiratória – O que é, Causas e Tratamentos.
Causas da Insuficiência Respiratória:
A insuficiência respiratória é causada por doenças ou condições que dificultam a respiração. Esses distúrbios podem afetar diretamente os pulmões ou os músculos, nervos, ossos ou tecidos envolvidos na respiração. Nessas condições, os pulmões não podem mover-se facilmente e/ou os tecidos orgânicos pertinentes não estão aptos para angariar a dose normal de oxigênio e remover o dióxido de carbono do sangue . Isto pode ocorrer por danos aos tecidos e costelas em torno dos pulmões , problemas com a coluna, drogas ou overdose de álcool, doenças e condições agudas ou crônicas do pulmão.
Sintomas da Insuficiência Respiratória:
Os sinais e sintomas da insuficiência respiratória podem incluir falta de fôlego, respiração rápida, e sensação de que não consegue respirar ar suficiente. Em casos graves, os sinais e sintomas podem incluir coloração azulada na pele, lábios e unhas; confusão; e sonolência.
Os sinais e sintomas da insuficiência respiratória dependem da causa por trás dele e níveis de oxigênio e dióxido de carbono no sangue . Baixo nível de oxigênio no sangue pode ocasionar falta de ar, a sensação de que não consegue inalar o suficiente. Se o nível de oxigênio estiver muito baixo, a pele, lábios e unhas podem ficar azulados. Alto nível de dióxido de carbono no sangue pode ocasionar respiração rápida e confusão.
Algumas pessoas que têm insuficiência respiratória podem ficar muito sonolentas ou perder a consciência. Elas também podem desenvolver arritmias cardíacas. Esses sintomas podem ocorrer se o cérebro e coração não estiverem recebendo oxigênio suficiente.
Tratamento para Insuficiência Respiratória:
O tratamento para a insuficiência respiratória aguda deve ser feito o mais rápido possível no hospital por um pneumologista e, por isso, é importante ir imediatamente ao pronto-socorro ou chamar uma ambulância, ligando para o 192, sempre que surgem sinais de dificuldade para respirar. Normalmente, para fazer o tratamento da insuficiência respiratória é preciso receber remédios broncodilatadores diretamente na veia, como Carbocisteína ou Acebrofilina, e receber oxigênio por máscara.
No entanto, nos casos de insuficiência respiratória crônica, o tratamento deve ser feito diariamente com remédios para tratar o problema de base, que pode ser insuficiência cardíaca por exemplo, e evitar o surgimento de sintomas, como falta de ar intensa, que coloquem em perigo a vida do paciente.