Dicas de Saúde

Sintomas do Astigmatismo: quais as causa, riscos e tratamentos

Por Alan Costa, em 25/07/2017 (atualizado em 27/10/2021)
astigmatismo 1

O Astigmatismo é uma imperfeição na curvatura de sua córnea – a cúpula clara e redonda que cobre a íris e a pupila do olho – ou na forma da lente do olho. Normalmente, a córnea e as lentes são suaves e curvadas igualmente em todas as direções, ajudando a focar raios claros na retina no fundo do olho. No entanto, se sua córnea ou lente não é suave e uniformemente curvada, os raios de luz não são refratados adequadamente. Isso é chamado de erro de refração. Quando a córnea tem uma forma irregular, é chamado de Astigmatismo corneano. Quando a forma da lente é distorcida, você tem Astigmatismo lenticular. Como resultado de qualquer tipo de Astigmatismo, sua visão para objetos próximos e distantes parece embaçada ou distorcida. É quase como olhar para um espelho de casa divertido em que você parece muito alto, muito largo ou muito magro.

As pessoas podem nascer com Astigmatismo – na verdade, a maioria das pessoas provavelmente nasce com algum grau de Astigmatismo – e pode ter junto com outros erros refractivos: miopia ou hipermetropia (hipermetropia). Enquanto adultos com um maior grau de Astigmatismo podem perceber que sua visão não é tão boa quanto deveria, as crianças que têm sintomas de Astigmatismo podem não estar cientes de que eles têm essa condição e provavelmente não se queixam de visão desfocada ou distorcida.

Mas o Astigmatismo não corrigido pode afetar seriamente a capacidade de uma criança atingir a escola e os esportes. E algumas formas de Astigmatismo podem ser um sinal de ceratocone , uma protuberância semelhante ao cone da córnea, que pode distorcer a visão. É por isso que é crucial que as crianças tenham exames oculares regulares para detectar o Astigmatismo ou outros problemas de visão o mais cedo possível.

Causas do Astigmatismo:

 O Astigmatismo é causado por uma curvatura irregular da córnea ou lente do olho. Se sua córnea ou lente não é suave e uniformemente curvada, os raios de luz não são refratados adequadamente. Isso é chamado de erro de refração. O Astigmatismo é um tipo de erro de refração, com visão desfocada ou distorcida a distâncias próximas e distantes.

O Astigmatismo é muito comum. Na maioria dos casos, pessoas com Astigmatismo nascem com essa condição. A razão pela qual a forma corneana difere de pessoa para pessoa é desconhecida, mas a probabilidade de desenvolver o Astigmatismo é herdada. Às vezes, o Astigmatismo pode se desenvolver após uma doença ocular, lesão ocular ou cirurgia. É um mito que o Astigmatismo pode se desenvolver ou piorar da leitura em pouca luz ou sentado muito perto da televisão.

Sintomas do Astigmatismo:

 Os sintomas do Astigmatismo podem diferir em cada pessoa. Algumas pessoas não apresentam nenhum tipo de sintomas. Os sintomas do Astigmatismo incluem:

  • Visão embaçada, distorcida ou distorcida em todas as distâncias (de perto e distante)
  • Dificuldade em ver à noite
  • Fadiga ocular
  • Apertando os olhos
  • Irritação ocular
  • Dores de cabeça

Consulte um médico se tiver sintomas de Astigmatismo. Alguns sintomas também podem ser devidos a outros problemas de saúde ou visão.

Diagnóstico do Astigmatismo: 

O seu médico de olho fará um exame de olho abrangente, e usará vários instrumentos para medir a forma como seu olho foca luz. A sua acuidade visual será medida, onde você será solicitado a ler letras em um gráfico de distância para determinar a clareza da sua visão em determinadas distâncias. Você também terá o poder de foco de seus olhos testado com uma série de lentes colocadas na frente de seus olhos.

A curvatura da córnea será medida com um queratômetro e a topografia da córnea pode ser usada para fornecer informações adicionais sobre a forma da superfície da córnea. Com esses exames, o seu médico pode diagnosticar o Astigmatismo e poderá determinar o poder De óculos ou lentes de contato que você precisa para uma visão clara. & Nbsp; Ele ou ela também irá discutir outras opções para o tratamento, como a cirurgia de Astigmatismo.

Tratamento do Astigmatismo: 

Geralmente, o Astigmatismo leve a moderado pode ser corrigido com óculos ou lentes de contato. Enquanto costumava ser o caso, as lentes de contato para o Astigmatismo só poderiam ser lentes de contato rígidas (RGPs, também chamadas de lentes GP), isso não é mais verdade. Agora, lentes macias chamadas lentes de contato tóricas podem corrigir o Astigmatismo.

Mas enquanto as lentes tóricas macias podem ser apropriadas para alguns, se você tem um Astigmatismo severo, os contatos rígidos ou os óculos podem ser uma opção melhor. O seu oftalmologista irá discutir suas opções de lentes com você. Para algumas pessoas com Astigmatismo, a cirurgia pode ser uma opção para corrigir a visão, incluindo LASIK. O seu oftalmologista pode discutir os vários tipos de procedimentos de cirurgia refrativa que você pode considerar para a correção do Astigmatismo.

Sair da versão mobile