O nome da grumixama vem da palavra “guamichã”, originada da língua tupi-guarani, carregando o significado de “pega na língua”, graças à sua textura palatável e sabor exclusivo. Para além disso, a fruta é extremamente benéfica à saúde, contendo em sua composição inúmeros nutrientes essenciais ao bom funcionamento do corpo, como vitamina C, vitaminas do complexo B, flavonoides, niacina, entre outros.
Sendo assim, é válido dizer que a grumixama possui propriedades medicinais importantíssimas à saúde, como diuréticas, energizantes, antioxidantes, expectorantes, anti-inflamatórias, adstringentes, aromáticas e aperientes, que ajudam a prevenir e tratar diversos males que acometem o nosso organismo. Então, confira Os 10 Benefícios da Grumixama Para Saúde.
Benefícios da Grumixama:
Benefícios da Grumixama Como Diurético: A Grumixama funciona como diurético que atua no rim, aumentando o volume e o grau do fluxo urinário. Também promovem a eliminação de eletrólitos como o Sódio e o Potássio, sendo usados no tratamento da Hipertensão, insuficiência renal, insuficiência cardíaca ou cirrose hepática, pois perda de Sódio provoca redução de líquido extracelular.
Benefícios da Grumixama Para Melhora a Digestão: Consumir grumixama pode também participar no processo de digestão e atuar na absorção de carboidratos, proteínas e gorduras, além da produção de energia a partir destes. Sendo assim, você pode melhorar o funcionamento do sistema digestivo de forma eficaz apenas comendo a fruta diariamente.
Benefícios da Grumixama Para Combate o Estresse: Por atuar diretamente na produção dos hormônios ligados ao sistema nervoso, consumir a grumixama pode ajudar a aliviar os sintomas do estresse excessivo, podendo ser capaz de trazer mais tranquilidade e sensação de alívio depois de dias mais cansativos de trabalho.
Benefícios da Grumixama Para Melhora os Rins: A grumixama possui propriedades diuréticas, o que quer dizer que ela pode ser consumida para atuar no melhor funcionamento dos rins, aumentando o volume e o grau do fluxo urinário.
Grumixama é Fonte de Vitamina C: A Grumixama possui alto teor de Vitamina C que sua principal função é produzir e nutrir o Colágeno, um nutriente encontrado nos vasos da pele, ligamentos e no sangue.
A Vitamina C é fundamental para a cicatrização da pele, para a manutenção dos vasos sanguíneos, ajuda a cuidar do Coração, a proteger de certas doenças degenerativas, além de participar na metabolização de outros nutrientes e vitaminas.
Grumixama Funciona Como Adstringente: Funcionando também como adstringente, a Grumixama além das funções comuns aos tônicos, complementa a limpeza da pele, fecha temporariamente os poros e ajuda a controlar a oleosidade da pele.
Por conta disso, ao consumir a fruta diariamente, você pode consumir a eliminação dos eletrólitos, como potássio e sódio, ajudando no combate a problemas como hipertensão, insuficiência cardíaca, insuficiência renal ou cirrose hepática. Para quem não sabe, perda de sódio pode provocar a redução do líquido extracelular.
Benefícios da Grumixama Para Trata a Tosse: Por conter propriedades expectorantes, a grumixama pode ajudar, como o próprio nome já diz, na expectoração, ou seja, eliminação das secreções do sistema respiratório.
Na prática, isso quer dizer que a fruta pode ser inserida na alimentação quando a ideia é prevenir e tratar doenças respiratórias, como a tosse, uma vez que remove do organismo as impurezas do ar inspirado.
Benefícios da Grumixama Para Previne o Câncer: Muitas frutas são consideradas como alimentos anti-cancerígenos, isso graças às suas propriedades antioxidantes. Portanto, a grumixama também pode ser uma grande aliada na prevenção do câncer, inclusive o de mama, que mais acomete mulheres no mundo todo.
Os antioxidantes possuem o papel fundamental de atuar na proteção das células do organismo, evitando danos na sua estrutura causados pelos radicais livres.
Benefícios da Grumixama Para Combate Doenças Cardiovasculares: Ainda por conta dos antioxidantes presentes em sua composição, a grumixama também pode ajudar a combater vários tipos de doenças cardiovasculares, como arteriosclerose, hipertensão, AVCs e ataques cardíacos. Isso porque as suas propriedades são capazes de eliminar os radicais livres presentes no organismo, principais causadores de problemas no coração.