Frutas

Fruta dos Monges previne o risco de obesidade e diabetes: veja os 8 benefícios

Por Alan Costa, em 15/08/2018 (atualizado em 08/11/2021)
fruta dos monges

Com o alto consumo de açúcar, encontrar alternativas mais saudáveis e doces tem sido uma prioridade para muitas pessoas. Substitutos de açúcar e adoçantes artificiais tendem a ser recheados com outros ingredientes e substâncias químicas nocivas, e alguns ainda contêm calorias.

O adoçante de fruta dos monges foi celebrado como uma forma revolucionária de adoçar alimentos e bebidas sem os efeitos prejudiciais dos substitutos tradicionais do açúcar.

A fruta dos monges contém compostos que, quando extraídos, são adoçantes naturais com 300-400 vezes a doçura da cana de açúcar, mas sem calorias e sem efeito sobre o açúcar no sangue.

Parece bom demais para ser verdade? Não é! Essa fruta é usada como adoçante há séculos e, depois de muitos anos disponível apenas no exterior, tornou-se mais fácil encontrar em supermercados nos EUA.

Juntamente com os seus poderes mágicos de adoçar, a fruta dos monges tem sido usado há muito tempo considerada como a “fruta da longevidade” graças aos seus elevados níveis antioxidantes. Ao longo da história, também foi usado medicinalmente como expectorante, remédio para tosse e para ajudar com outras doenças respiratórias.

Ele também foi utilizado para a constipação, como um tratamento para diabetes e como uma maneira de limpar o calor do corpo causada por fontes internas e externas. Como a fruta dos monges continuam sendo estudada, mais informações sobre seus benefícios à saúde estão surgindo.

Valores Nutricionais da Fruta dos Monges:

Fruta dos monges, tecnicamente falando, contém calorias e carboidratos como outras frutas e vegetais, mas como esses frutos notáveis não são comumente consumidos frescos (eles começam a ficar apodrecidos rapidamente após a colheita), eles normalmente são contados como alimentos de zero caloria.

Após a secagem, as quantidades vestigiais de frutose, glicose e outros componentes são consideradas insignificantes.

Quando consumido fresco, a fruta dos monges oferece 25% a 38% de vários carboidratos, assim como a vitamina C. Devido à sua vida curta após a colheita, a única maneira de desfrutar de uma fruta fresca é visitar as regiões asiáticas onde foi cultivada por centenas de anos!

Mas Por Que é Tão Doce?

A fruta dos monges não é doce devido aos açúcares naturais, como a maioria das frutas. Ele contém poderosos antioxidantes chamados mogrosídeos, que são metabolizados de forma diferente pelo corpo do que os açúcares naturais.

É por isso que, apesar de seu sabor muito doce, esses frutos não contêm calorias e não têm efeito sobre o açúcar no sangue.

A fruta dos monges contém mogrosida I-V, com níveis variados de doçura sendo V o mais alto e com os benefícios para saúde. Alguns produtos produzidos com fruta-dos-monges podem ser intensamente doces, mas podem ser cortados e usados com moderação.

Muitos usuários de adoçantes de frutas monge dizem que o sabor é agradável, e há pouco ou nenhum sabor como muitos outros substitutos do açúcar. Então veja Os 8 Benefícios da Fruta dos Monges Para Saúde.

Benefícios da Fruta dos Monges Para Saúde:

1. Combate Radicais Livres:

Os mogrosídeos da fruta dos monges, compostos que lhe conferem uma doçura intensa, também são poderosos antioxidantes. O estresse oxidativo desempenha um papel em muitas doenças e distúrbios, e a escolha de alimentos altamente antioxidantes é fundamental para reduzir os danos dos radicais livres no organismo.

Estudos mostraram que os mogrosídeos “inibiram significativamente as espécies reativas de oxigênio e o dano oxidativo do DNA”. O fato de que os mesmos ingredientes da fruta monge que fornecem antioxidantes também fornecem um adoçante sem calorias faz com que seja nada menos que um superalimento.

2. Reduz o Risco de Obesidade e Diabetes:

Açúcar é incrivelmente prejudicial quando consumido nas quantidades que a maioria dos americanos consomem. Estima-se que os americanos consumam 58kg de açúcar por ano, ao contrário de nossos ancestrais no início do século 19, com uma média de 4, 5kg. Esse aumento no consumo de açúcar aumentou as taxas de obesidade, assim como os casos de diabetes.

Embora haja um número de adoçantes artificiais disponíveis, os efeitos colaterais dos substitutos do açúcar, como o aspartame, os tornam mais prejudiciais do que os naturais.

O extrato de fruta dos monges não afeta o açúcar no sangue da mesma forma que os açúcares naturais proporcionando o sabor adocicado que ansiamos sem os efeitos colaterais prejudiciais.

Usar adoçante de fruta dos monges pode ajudar aqueles que já sofrem de obesidade e diabetes para promover sua condição, porque funciona como um tratamento natural para a obesidade. Outro benefício é que o adoçante é extraído de frutas não transgênicas, ao contrário do açúcar de mesa e do xarope de milho rico em frutose.

3. Atua Como um Anti-Inflamatório:

O uso chinês antigo desta fruta incluía beber chá feito da fruta cozida para resfriar o corpo de fontes externas e internas e doenças da febre à insolação. Também foi usado para aliviar a dor de garganta. Este método funcionou por causa das capacidades anti-inflamatórias da fruta do monges.

A inflamação pode causar uma série de problemas em todo o corpo, e muitos medicamentos anti-inflamatórios modernos vêm com efeitos colaterais prejudiciais, como danos ao fígado. Usar fruta dos monges é uma maneira natural de combater a inflamação.

Muitos estudos provam que seus poderes anti-inflamatórios são provavelmente o motivo pela qual é capaz de afetar positivamente tantas outras doenças e distúrbios.

4. Ajuda no Tratamento e Prevenção do Câncer:

Dezenas de estudos comprovaram os efeitos anticancerígenos dos edulcorantes naturais contidos na fruta dos monges. Desde estudos que demonstram suas habilidades em inibir o crescimento de tumores de pele e mama até fornecer proteínas que têm potentes propriedades anticancerígenas, a fruta dos monges é um grande guerreiro na luta contra o câncer.

Há ironia no fato de que outros adoçantes comprovadamente aumentam o risco de câncer, enquanto o adoçante das fruta dos monges tem o poder de reduzi-lo.

5. Combate Infecções:

Ao tratar infecções bacterianas, os antibióticos são amplamente usados em excesso. Agentes antimicrobianos naturais são uma opção muito melhor para combater infecções e retardar o aumento contínuo da resistência aos antibióticos.

A fruta-dos-monges mostrou resultados incríveis na inibição do crescimento de bactérias, especificamente bactérias orais que causam cárie dentária e doença periodontal.

Esses estudos também mostraram a capacidade da fruta de combater algumas formas de sintomas de cândida e supercrescimento, como candidíase oral, que quando não tratada pode afetar muitos outros sistemas do corpo.

6. Combate Fadiga:

Em um estudo com camundongos, extratos da fruta-dos-monges foram bem sucedidos em diminuir a fadiga no exercício de ratos. O estudo foi capaz de reproduzir os resultados e provar que os ratos que receberam o extrato tinham tempos de exercício prolongados.

Este estudo pode fornecer evidências de por que a fruta-dos-monges é conhecida há muito tempo como “fruto da longevidade”.

7. Diabetes:

Esta fruta foi usada como antidiabético pelos chineses durante séculos. Além de ser um anti-hiperglicêmico comprovado (que ajuda a reduzir os níveis de glicose no sangue no corpo), estudos também mostraram habilidades antioxidantes direcionadas às células pancreáticas, permitindo uma melhor secreção de insulina no corpo. Assim, a fruta funciona bem como um tratamento natural para diabetes.

As propriedades antidiabéticas da fruta-dos-monges estão associadas a seus altos níveis de mogrosídeos. Uma melhor secreção de insulina é uma parte importante na melhoria da saúde dos pacientes diabéticos, e a fruta mostrou resultados na redução dos danos renais e outros problemas relacionados ao diabetes.

Como adoçante com baixo índice glicêmico, é também uma forma dos que lutam contra o diabetes conseguirem sabor doce sem a preocupação de afetar ou piorar seu problema diabético.

8. Funciona Como um Anti-Histamínico Natural:

O extrato da fruta-dos-monges, quando usado repetidamente, mostrou uma capacidade de combater reações alérgicas também. Em um estudo com camundongos, a fruta foi administrada repetidamente em camundongos exibindo fricção nasal e coceira devido a histamina.

O estudo mostrou que “tanto o extrato quanto o glicósido inibiram a liberação de histamina” nos sujeitos de teste.

Como Comprar e Usar Adoçante de Fruta dos Monges:

Existem algumas maneiras de conseguir os benefícios de fruta-dos-monges em sua casa. Como dito anteriormente, por causa de sua vida útil curta, a única maneira de experimentá-lo fresco seria viajar para o sudeste da Ásia e comprar um fresco da videira.

A próxima melhor maneira de conseguir os benefícios deste adoçante natural é através da compra de extrato de frutas monge ou adoçante de frutas monge. A doçura está contida nos mogrosídeos e, dependendo do fabricante, a porcentagem do composto varia.

A fruta-dos-monges seca pode ser encontrada em muitos mercados chineses e é simplesmente uma versão seca da fruta. Você pode usar os frutos secos em sopas e chás. Meio a 2 pedaços (aproximadamente 9 a 15 g).

Extrato de fruta-dos-monges é fabricado de várias maneiras diferentes. Mais comumente, a fruta fresca é colhida e o suco é combinado com uma infusão de água quente, filtrada e depois seca para criar um extrato em pó.

Malefícios da Fruta dos Monges:

Não há efeitos colaterais da fruta-dos-monges relatados ou reações negativas, o que significa que é seguro para adultos, crianças e mulheres grávidas / lactantes. Foi aprovado em 2010 como seguro para consumo, o que é relativamente recente.

Não há estudos de longo prazo disponíveis para testar os efeitos colaterais dos fruta-dos-monges ao longo do tempo, por isso é sempre melhor ter cuidado ao consumir.

Pontos Chaves Fruta dos Monges:

A fruta-dos-monges contém compostos que, quando extraídos, são adoçantes naturais 300-400 vezes a doçura da cana de açúcar, mas sem calorias e sem efeito sobre o açúcar no sangue.

A fruta-dos-monges contém poderosos antioxidantes chamados mogrosídeos, que são metabolizados diferentemente pelo corpo do que os açúcares naturais. É por isso que, apesar de seu sabor muito doce, esses frutos não contêm calorias e não têm efeito sobre o açúcar no sangue.

Benefícios da fruta-dos-monges incluem: combate os radicais livres, reduz o risco de obesidade e diabetes, age como um anti-inflamatório e refrigerante, ajuda a tratar e prevenir o câncer, combate infecções, combate a fadiga, trata naturalmente o diabetes e funciona como um anti-histamínico natural.

Sair da versão mobile