O ferro é um micro mineral que, embora a proporção seja baixa, é necessário no corpo humano, pois é responsável pelo transporte de oxigênio e dióxido de carbono no sangue, produz elementos no sangue como a hemoglobina, carrega a síntese ADN e está envolvido na proteção contra doenças.
Por isso, é importante manter os níveis de ferro estáveis, especialmente em mulheres grávidas. Por estas razões, explicamos as seis maneiras de fazer naturalmente;
Existem dois tipos de ferro, ferro heme e não-heme. O ferro não heme é encontrado em planta, mas possui 3 à 8% do teor de ferro. Já o ferro heme é encontrado em alimentos de origem animal. Os alimentos mais rentáveis de ferro são;
- Fígado;
 - Legumes;
 - Carnes vermelhas;
 - Peixes;
 - Cereais e gérmen de trigo;
 - Amêndoas e mexilhões;
 
Especiarias: Há também especiarias que ajudam na contribuição de ferro para o corpo, tais como:
- Orégano;
 - Cominho;
 - Pimenta preta;
 - Páprica em pó;
 - Canela em pó;
 - Manjericão;
 
Tome Vitaminas: Vitaminas, tais como a vitamina C, B6, B12, ácido fólico, cobre, fósforo e cálcio são importantes quando se tenta aumentar o teor ferro de uma maneira natural, e graças a todas estas vitaminas, a absorção pelo corpo é facilitada.
A vitamina C (ácido ascórbico) é um antioxidante responsável pela redução de certos danos como os produzidos pelo fumo ou má alimentação. A vitamina C não é produzido pelo corpo, por isso é importante incluir alimentos básicos na dieta, tais como:
- Tomate;
 - Alho;
 - Brócolis;
 - Couve-flor;
 - Orange;
 - Kiwi;
 - Toranjas;
 - Morangos;
 
Além disso, a vitamina B6 é responsável pela produção de anticorpos, hemoglobina, proteínas e mantém a glicose no sangue estável. É importante saber que a vitamina B6 é solúvel em água, por isso deve ser mantido na dieta com alimentos, tais como:
- Nozes;
 - Carne bovina e suína;
 - Banana;
 - Abacate;
 - Milho;
 
Com respeito à vitamina B12, você só pode consumi-la a partir de carne de animais e alguns cereais ou leveduras. O ácido fólico (folato) contribui para o crescimento celular e crescimento do tecido, bem como a sua ingestão antes e durante os três primeiros meses de gravidez pode reduzir significativamente os riscos de aborto. Você está em;
- Folhas verdes, folhas escuras;
 - Ervilhas ou feijão;
 - Frutas e sucos cítricos;
 
Além disso, o cobre vai além da sua função principal, cujo é auxiliar o transporte de ferro. Ele participa na formação de hemoglobina, glóbulos vermelhos e determinadas enzimas. O cobre pode ser encontrado nestes alimentos:
- Legumes;
 - Alimentos e cereais integrais;
 - Fígado, vísceras;
 - Ameixas e passas;
 - Frutos secos;
 
Finalmente, o fósforo e cálcio trabalham juntos prevenção da cárie, parte dos dentes e ossos, diminuindo a perda óssea e auxiliando na absorção de vitamina B12. Essas vitaminas são encontradas nos seguintes alimentos;
- Leite;
 - Ovos;
 - Iogurte;
 - Peixes;
 - Frutos secos;
 - Água potável;
 
Café da Manhã com Fermento: Uma maneira de aumentar o ferro naturalmente e rapidamente é incluir levedura no café da manhã diariamente. A maneira mais comum é adicionar uma colher de sopa em um copo de iogurte com ameixas secas.
Use o Ferro Fundido: A utilização tachos e panelas de ferro fundido auxilia no aumento de ferro em alimentos que são ácido orgânico, tal como molhos cremosos ou ketchup.
Combine Alimentos: A maneira mais saudável de aumentar rapidamente e naturalmente o ferro é através dos alimentos. Por isso, combine na dieta certos alimentos que contêm uma boa quantidade de ferro heme e não-heme. O corpo absorve os alimentos mais rápido em comparação com não-heme se consumido sozinho.