Dicas de Saúde

Espinha: o que é, quais as causas, fatores de riscos, sintomas e tratamentos

Por Alan Costa, em 21/07/2017 (atualizado em 28/10/2021)
Espinha O que é Causas Sintomas e Tratamentos

A Espinha, ou acne vulgaris, é um problema de pele que começa quando o óleo e as células mortas da pele entupem seus poros. Algumas pessoas chamam de cravos, manchas, pontos brancos, espinhas ou zits. Quando você tem apenas alguns pontos vermelhos, ou espinhas, você tem uma forma leve de Espinha. A espinha grave pode significar centenas de espinhas que podem cobrir o rosto, pescoço, peito e costas. Ou pode ser maior, sólido, pedaços vermelhos que são dolorosos (cistos).

A espinha é muito comum entre os adolescentes . Geralmente fica melhor depois dos anos de adolescência. Algumas mulheres que nunca tiveram espinha crescendo terão isso como um adulto, muitas vezes logo antes dos períodos menstruais. Como você se sente sobre sua espinha pode não estar relacionado com o quão ruim é. Algumas pessoas que têm espinha severa não são incomodadas por isso. Outros estão envergonhados ou chateados, embora tenham apenas alguns pimples. A boa notícia é que existem muitos bons tratamentos que podem ajudá-lo a controlar a Espinha.

 

Causas:

Existem diferentes tipos de espinha. A espinha mais comum é o tipo que se desenvolve durante a adolescência. A puberdade faz com que os níveis de hormônio aumentem, especialmente a testosterona . Estes hormônios em mudança causam glândulas de pele para começar a produzir mais óleo (sebo). O óleo libera dos poros para proteger a pele e mantê-la úmida. A espinha começa quando o óleo se mistura com células mortas e obstrui os poros da pele. As bactérias podem crescer nesta mistura. E se esta mistura escorrer nos tecidos próximos, causa inchaço, vermelhidão e pus. Um nome comum para essas colisões levantadas é espinhas. Certos medicamentos, como corticosteróides ou lítio , podem causar Espinha. Converse com seu médico sobre os medicamentos que você está tomando.

Não são apenas adolescentes que são afetados pela espinha . Às vezes, os recém-nascidos têm Espinha porque suas mães passam hormônios para eles logo antes do parto. A Espinha também pode aparecer quando o estresse do nascimento faz com que o corpo do bebê libere hormônios por conta própria. Crianças e adultos mais velhos também podem obter Espinha. Algumas condições do sistema endócrino , como a síndrome do ovário policístico e a síndrome de Cushing , podem levar a surtos de Espinha.

Sintomas: 

A Espinha se desenvolve mais frequentemente no rosto, no pescoço, no peito, nos ombros ou nas costas e pode variar de leve a grave. Pode durar alguns meses, muitos anos, ou ir e vir a vida inteira. A Espinha leve geralmente causa apenas pontos brancos e cravos pretos . Às vezes, estas podem se transformar em uma infecção no poro da pele(espinha). A Espinha grave pode produzir centenas de espinhas que cobrem grandes áreas da pele. Lesões císticas são espinhas grandes e profundas. Essas lesões são muitas vezes dolorosas e podem deixar cicatrizes na sua pele. A acne pode levar a baixa auto-estima e às vezes a depressão . Essas condições precisam de tratamento junto com a Espinha.

Tratamento da Espinha:

  • Lave seu rosto (ou outra pele afetada ) suavemente uma ou duas vezes por dia.
  • Não esprema espinhas, porque isso muitas vezes leva a infecções, pior Espinha e cicatrizes.
  • Use um hidratante para evitar que a pele seque. Escolha um que diga “não comedogênico” no rótulo.
  • Use cremes medicinais, sabões, loções e géis sem receita médica para tratar sua Espinha. Leia sempre o rótulo com cuidado para ter certeza de que está usando o produto corretamente.

Exemplos de alguns produtos de balcão utilizados para tratar a Espinha incluem:

  • Peróxido de benzoilo (tais como Brevoxyl ou Triaz ), que desliga poros.
  • Ácido alfa hidroxi , que seca as imperfeições e faz com que a camada superior da pele se casque.
  • Você encontrará alfa-hidroxiácido em alguns hidratantes, produtos de limpeza, cremes para os olhos e protetores solares.
  • Ácido salicílico (como Propa pH ou Stridex), que seca os defeitos e faz com que a camada superior da pele se casque.
  • Óleo da árvore do chá , que mata bactérias. Você encontrará óleo da árvore do chá em alguns géis, cremes e óleos.
  • Alguns produtos de cuidados da pele, como aqueles com alfa hidroxi ácido, tornarão sua pele muito sensível à luz ultravioleta (UV). Proteja sua pele do sol e de outras fontes de luz UV.
Sair da versão mobile