Dicas de Saúde

Boqueira: o que é, quais as causas, riscos, principais sintomas e tratamentos

Por Alan Costa, em 20/07/2017 (atualizado em 28/10/2021)
Boqueira

A Boqueira também conhecida como queilite angular, é uma espécie de ferida que surge em decorrência de um processo inflamatório no canto da boca . As feridas podem aparecer em ambos os cantos ou somente em um canto, sendo que acometem homens e mulheres com a mesma frequência e intensidade. Um dos principais fatores que leva ao surgimento da boqueira parece ser o acúmulo indevido de saliva, pois facilita o desgaste local. Além disto, contaminações por fungos ou por bactérias são outros motivos frequentes, assim como fissuras na boca . Então, confira Boqueira – O que é, Causas, Sintomas e Tratamentos.

Sintomas da Boqueira:

Para a definição de um diagnóstico alguns sinais da boqueira necessitam ser localizados. Pode-se apontar como sintomas da boqueira:

  • Fissuras, rachaduras ou ulcerações na boca ;
  • Vermelhidão na região;
  • Lesões que afetam por dentro e por fora dos lábios;
  • Dor;
  • Queimação;
  • Inflamação;
  • Formação de crostas com pus.

A boqueira acomete ambos os cantos da boca ou apenas um deles. As lesões da boqueira não tendem a sangrar, no entanto, são comuns casos de infecção e de formação de crostas com pus. O problema de Boqueira é capaz de se tornar crônico e necessita de muita atenção. Períodos de melhora são alternados com de piora. Diante dos primeiros sinais da boqueira, não hesite em procurar pela ajuda de quem entende do assunto.

Causas da Boqueira:

A boqueira é uma situação comum e a principal causa é ficar com o canto da boca sempre molhado, como ocorre quando o bebê usa chupeta, em caso de prótese dentária ou aparelho para corrigir a posição dos dentes. No entanto, a boqueira também pode surgir quando se usa frequentemente remédios corticoides de inalar, quando os lábios se mantêm secos por muito tempo ou em casos de dermatite.

A boqueira é mais frequente quando se está com o sistema imune comprometido, como ocorre em pacientes com AIDS ou diabetes mas em alguns casos, sendo que, nestes casos, a boqueira pode ser sinal de candidíase oral, que deve ser tratada.

Tratamento Para Boqueira:

A primeira parte do tratamento para curar a boqueira é tentar eliminar ou corrigir problemas que estejam propiciando o seu aparecimento. Em muitos casos a simples eliminação dos fatores de risco da boqueira é suficiente para curar a queilite angular. Nos idosos, o uso de uma prótese dentária adequada pode ser a única medida necessária.

Em muitos casos, todavia, só conseguimos curar a boqueira com remédios. O uso de pomadas pode resolver o problema da boqueira, mas é preciso antes investigar a presença de bactérias ou fungos nas lesões, pois a composição das pomadas muda conforme o germe que se quer tratar.

Como Tratar a Boqueira em Casa:

Se você ver que está começando a desenvolver a boqueira, você pode fazer a aplicação de vinagre com bicarbonato para que a boqueira não se desenvolva mais, e suma rapidamente, lembre-se, caso a boqueira já seja uma feria aberta, não aplique o vinagre, pois isso vai causar uma dor terrível. Se as boqueiras já se tornaram feridas você pode aplicar mel na área afetada.

Você pode aplicar também um pouco de pasta de dentes na boqueira, ela ajuda a acalmar as feridas. Embora no momento que você for aplicar, você vai sentir a área queimando e irritando um pouco, é importante esperar que a pasta de dentes seque, depois enxague com água fria. Finalmente, sugerimos a aplicação, por um período de 15 minutos de sal iodado, isso vai te ajudar a curar rapidamente a boqueira.

Sair da versão mobile