Cólera: o que é, quais as causas, como prevenir, sintomas e tratamentos
A Cólera é uma grave doença bacteriana que geralmente causa diarreia e desidratação severas. A doença é tipicamente espalhada através de água contaminada. Em casos graves, é necessário um tratamento imediato porque a morte pode ocorrer em poucas horas. Isso pode acontecer mesmo se você estivesse saudável antes de pegá-lo.
O esgoto moderno e o tratamento da água efetivamente eliminaram a Cólera na maioria dos países. Ainda é um problema nos países da Ásia, América Latina, África, Índia e Oriente Médio. Os países afetados pela guerra, a pobreza e as catástrofes naturais têm o maior risco de um surto de Cólera. Isso ocorre porque essas condições tendem a forçar as pessoas a viver em áreas lotadas sem saneamento adequado.
Causas da Cólera:
A principal causa da Cólera são bactérias chamadas Vibrio cholerae. Os efeitos mortais da doença são o resultado de uma toxina forte conhecida como CTX que é produzida por essas bactérias no intestino delgado. CTX interfere com o fluxo normal de sódio e cloreto quando se liga às paredes intestinais. Quando a bactéria se liga às paredes do intestino delgado, seu corpo começa a secretar grandes quantidades de água que levam a diarreia e perda rápida de fluidos e sais.
O abastecimento de água contaminada é a principal fonte de infecção por Cólera. Frutas, vegetais e outros alimentos não cozidos também podem conter bactérias que causam Cólera.
O Cólera geralmente não é transmitido de pessoa para pessoa através do contato casual.
Sintomas da Cólera:
A maioria das pessoas expostas a Cólera nunca apresentam sintomas. Na verdade, na maioria dos casos, você nunca saberá que você foi exposto. Uma vez que você está infectado, você continuará a derramar bactérias da Cólera em suas fezes por sete a 14 dias. A Cólera geralmente causa diarreia leve a moderada, como outras doenças.
Uma em cada 10 pessoas infectadas desenvolverá sintomas típicos dentro de dois a três dias após a infecção.
Os sintomas comuns da Cólera incluem:
- Início repentino de diarreia;
- Náusea;
- Vômito;
- Desidratação leve a grave.
A desidratação causada pela Cólera é geralmente grave e pode causar cansaço, mau humor, olhos afundados, boca seca, pele arruinada, sede extrema, redução da produção de urina, batimentos cardíacos irregulares e baixa pressão arterial.
A desidratação pode levar à perda de minerais no sangue. Isso pode levar a um desequilíbrio eletrolítico. O primeiro sinal de um desequilíbrio eletrolítico é cãibras musculares severas. Um desequilíbrio eletrolítico pode eventualmente causar choque. As crianças geralmente têm os mesmos sintomas de Cólera que os adultos. As crianças também podem experimentar o seguinte:
- Sonolência severa;
- Febre;
- Convulsões;
- Coma.
A Cólera raramente ocorre nas nações do primeiro mundo. Se você seguir práticas de segurança alimentar adequadas, mesmo em áreas afetadas, o risco de infecção é menor. Ainda assim, a Cólera continua a ocorrer em todo o mundo. Se você desenvolver diarreia grave depois de visitar uma área com alta taxa de Cólera, você deve consultar um médico.
Fatores de Risco da Cólera:
Qualquer pessoa pode ficar doente de Cólera, mas alguns fatores podem aumentar seu risco. Estes fatores de risco também aumentam a probabilidade de você ter um caso grave. Esses incluem:
- Condições impuras (como saneamento deficiente e água contaminada);
- Baixos níveis de ácido estomacal (bactérias da Cólera não podem viver em ambientes altamente ácidos);
- Membros da família doentes;
- Tipo de sangue O (não está claro por que isso é verdade, mas mais pessoas com esse tipo de sangue parecem estar em risco de Cólera);
- Comendo crustáceos crus (se os mariscos vivem em águas sujas onde vivem as bactérias da Cólera, há maior chance de se tornarem doentes).
Diagnósticos da Cólera:
Se você tem sintomas de Cólera, entre em contato com seu médico. Um médico pode confirmar que você tem Cólera identificando bactérias em uma amostra de fezes.
Métodos comuns para tratar a Cólera incluem:
- Sais de reidratação oral;
- Reidratação de líquidos intravenosos;
- Antibióticos;
- Suplementos de zinco.
Estes tratamentos adicionam ao líquido no corpo e reidratam-no. Eles também ajudam a reduzir o tempo que você tem diarreia.
Tratamentos da Cólera:
O Tratamento para Cólera pode ser deito de forma simples e efetiva por meio da substituição imediata dos fluidos e sais perdidos devido aos vômitos e diarreia. As vítimas da Cólera sempre são tratadas com soluções de reidratação oral, soluções pré-embaladas de açúcares e sais misturados com água e ingeridos em grande quantidade. A substituição dos fluidos em caso de estado grave deve ser feita de forma intravenosa e, por vezes, combinada com antibióticos.
Prevenção da Cólera:
Profissionais especializados em água e saneamento e os logísticos desempenham um papel essencial na prevenção da Cólera. A doença é tratável e, em muitas situações, as equipes de MSF puderam reduzir as taxas de mortalidade para menos de 1%.