Câncer Vulva: o que é, quais as causas, principais sintomas e tratamentos
O Câncer da Vulva é um tipo de câncer raro que afeta as mulheres. Cerca de 1.200 novos casos são diagnosticados a cada ano no Reino Unido. A vulva é órgão genital externo da mulher. Inclui os lábios que cercam a vagina (lábia minora e lábia majora), o clitóris (órgão sexual que ajuda as mulheres a atingirem o clímax sexual) e as glândulas de Bartholina (duas glândulas pequenas de cada lado da vagina).
Principais Causa do Câncer de Vulva:
A causa exata do Câncer Vulva não é clara, mas seu risco de desenvolver a condição é aumentado pelos seguintes fatores:
- Idade crescente:
- Neoplasia intra-epitelial vulvar (VIN) – onde as células da vulva são anormais e correm o risco de se tornar cancerígena:
- Infecção persistente com certas versões do vírus do papiloma humano (HPV):
- Condições de pele que afetam a vulvar, como o liquen escleroso:
Fumando:
Você pode reduzir seu risco de Câncer Vulva interrompendo o tabagismo e tomando medidas para reduzir as chances de pegar uma infecção por HPV.
Principais Sintomas do Câncer de Vulva:
Os sintomas do Câncer Vulva podem incluir:
- Uma coceira persistente na vulvar:
- Dor, dor ou ternura na vulva:
- Manchas crescentes e espessadas de pele que podem ser vermelhas, brancas ou escuras:
- Um crescimento de nódulos ou verrugas na vulvar:
- Sangramento da vulva ou secreção vaginal manchada de sangue entre os períodos:
- Uma ferida aberta na vulvar:
- Uma dor ardente ao urinar:
- Uma toupeira na vulvar que muda de forma ou cor:
Consulte o seu médico de família se notar quaisquer alterações na aparência usual da sua vulvar. Embora seja altamente improvável que seja o resultado do câncer, essas mudanças devem ser investigadas.
Tratando Câncer de Vulva:
O tratamento para o Câncer Vulva depende de fatores como a distância do Câncer Vulva, sua saúde geral e desejos pessoais. As principais opções são cirurgia, radioterapia e quimioterapia . Muitas mulheres com Câncer Vulva combinam esses tratamentos. Se o seu câncer está em estágio inicial, muitas vezes é possível se livrar dele completamente. No entanto, isso pode não ser possível se o câncer se espalhou.
Mesmo depois do tratamento bem-sucedido, há até uma chance por chance de Câncer Vulva em algum momento depois, então você precisará de consultas regulares para verificar isso. Seu plano de tratamento. A maioria dos hospitais utiliza equipes multidisciplinares (MDTs) para tratar Câncer Vulva. MDTs são equipes de especialistas que trabalham em conjunto para tomar decisões sobre a melhor maneira de prosseguir com seu tratamento.