A Artrite Reumatoide (AR) é uma doença auto-imune que causa inflamação crônica das articulações.
Doenças auto-imunes são doenças que ocorrem quando os tecidos do corpo são erroneamente atacados pelo próprio sistema imunológico. O sistema imunológico contém uma organização complexa de células e anticorpos concebidos normalmente para “procurar e destruir” invasores do corpo, particularmente infecções.Pacientes com doenças auto-imunes possuem anticorpos e células imunes em seu sangue que visam seus próprios tecidos corporais, onde podem ser associados à inflamação. Enquanto a inflamação do tecido ao redor das articulações e artrite inflamatória são características da Artrite Reumatoide, a doença também pode causar inflamação e lesão em outros órgãos do corpo.
Porque pode afetar vários outros órgãos do corpo, a Artrite Reumatoide é referida como uma doença sistêmica e às vezes é chamada de doença reumatoide. O resultado desse ataque é a inflamação das articulações e consequente dor, inchaço e vermelhidão, principalmente nas mãos e nos pés.
Na Artrite Reumatoide, o sistema imunológico, responsável por proteger o nosso organismo de vírus e bactérias, também ataca os tecidos do próprio corpo – especificamente a membrana sinovial, uma película fina que reveste as articulações.
É importante lembrar que, por ser sistêmica, ela pode ocorrer em outras articulações, tais como joelhos, tornozelos, ombros e cotovelos, além de outras partes do organismo (pulmão, olhos, coluna cervical). Em outras palavras, embora a principal característica da Artrite Reumatoide seja a inflamação das articulações, várias regiões do corpo também podem ser comprometidas.
Causas da Artrite Reumatoide:
A Artrite Reumatoide ocorre quando seu sistema imunológico ataca a membrana sinovial – o revestimento das membranas que cercam suas articulações. A inflamação resultante engrossa a sinóvia, que eventualmente pode destruir a cartilagem e o osso dentro da articulação.
Os tendões e os ligamentos que mantêm a junta conjunta enfraquecem-se e se esticam. Gradualmente, a articulação perde sua forma e alinhamento. Os médicos não sabem o que inicia esse processo, embora um componente genético pareça provável.
Enquanto seus genes na verdade não causam Artrite Reumatoide, eles podem torná-lo mais suscetível a fatores ambientais – como infecção com certos vírus e bactérias – que podem desencadear a doença.
Sintomas da Artrite Reumatoide:
Os sinais e sintomas da Artrite Reumatoide podem incluir:
- Fadiga, febre e perda de peso;
- Ligações flexíveis, quentes e inchadas;
- Rigidez articular que geralmente é pior nas manhãs e após a inatividade.
A Artrite Reumatoide precoce tende a afetar primeiro as articulações menores – particularmente as articulações que prendem os dedos às mãos e aos dedos dos pés aos pés. À medida que a doença progride, os sintomas geralmente se espalham para os pulsos, joelhos, tornozelos, cotovelos, quadris e ombros. Na maioria dos casos, os sintomas ocorrem nas mesmas articulações em ambos os lados do seu corpo.
Cerca de 40% das pessoas que sofrem de Artrite Reumatoide também apresentam sinais e sintomas que não envolvem as articulações. A Artrite Reumatoide pode afetar muitas estruturas não juntas, incluindo:
- Tecido nervoso;
- Pulmões;
- Veias de sangue;
- Rins;
- Pele;
- Olhos;
- Glândulas salivares;
- Medula óssea;
- Coração.
Os sinais e sintomas da Artrite Reumatoide podem variar de gravidade e podem ir e vir. Períodos de aumento da atividade da doença, chamados chamas, alternados com períodos de remissão relativa – quando o inchaço e a dor aparecem ou desaparecem. Ao longo do tempo, a Artrite Reumatoide pode fazer com que as articulações se deformem e se deslocam para fora do lugar.
Tratamento de Artrite Reumatoide:
A Artrite Reumatoide é uma doença crônica, portanto ainda não tem cura, mas pode ser controlada. Atualmente, existem tratamentos e medicações que possibilitam que a doença fique inativa e o paciente tenha qualidade de vida.
O tratamento para a Artrite Reumatoide varia de acordo com as características do paciente e sua resposta imunológica. No momento de dizer qual será o tratamento do paciente, o reumatologista leva em consideração as articulações atingidas pela inflamação, o grau de inchaço e a intensidade da dor entre zero e 10.
A reumatologista conta que o tratamento para a Artrite Reumatoide pode incluir orientações não medicamentosas, ou seja, modificações na rotina do paciente e recomendar a prática de atividades físicas, fisioterapia e hábitos saudáveis. Mas a intervenção medicamentosa também pode fazer parte do tratamento.