Amiloidose: o que é, quais as causas, principais sintomas e tratamentos
A Amiloidose é um grupo de doenças caracterizadas pela deposição de proteínas em determinado órgão. A Amiloidose resulta da conversão de proteínas solúveis em agregados não solúveis que formam fibras amiloides. A Amiloidose é rara e acomete tanto homens quanto mulheres.
- Amiloidose Primária: acredita-se que essa doença esteja associada com alterações das células plasmáticas, como o mieloma múltiplo.
- Amiloidose Secundária: resulta de outras doenças, como por exemplo, tuberculose, artrite reumatoide, febre familiar do Mediterrâneo, entre outras.
- Amiloidose Hereditária: acomete os nervos e certos órgãos; foi diagnosticada em indivíduos provenientes de Portugal, Suécia, Japão e outros países.
Causas da Amiloidose:
Como se disse, a Amiloidose Primária é de causa desconhecida. A Amiloidose Secundária geralmente acompanha outras doenças como, por exemplo, tuberculose, infecções dos ossos, artrite reumatoide ou ileíte. Há também uma forma hereditária da Amiloidose.
Pelo menos algumas formas de Amiloidose parecem estar associadas ao envelhecimento. Suspeita-se de alguma relação entre elas e a doença de Alzheimer.
Sintomas da Amiloidose:
Os sintomas da Amiloidose são frequentemente sutis. Os sintomas da Amiloidose também podem variar muito dependendo de onde a proteína Amiloidose está coletando no corpo.
É importante notar que os sintomas descritos abaixo da Amiloidose podem ser devidos a diversos problemas de saúde diferentes, somente seu médico pode fazer um diagnóstico de Amiloidose. Os sintomas gerais da Amiloidose podem incluir:
- Mudanças na cor da pele.
- Tambores de barro.
- Fadiga.
- Sentimento de plenitude.
- Dores nas articulações.
- Contagem baixa de glóbulos vermelhos (anemia).
- Falta de ar.
- Inchaço da língua.
- Tingling e entorpecimento nas pernas e nos pés.
- Punho de mão fraco.
- Fraqueza.
- Perda de peso.
Tratamento de Amiloidose:
Não há cura para a Amiloidose, seu médico irá prescrever tratamentos para suprimir o desenvolvimento da proteína formadora de Amiloidose e para gerenciar seus sintomas.
Se a Amiloidose estiver relacionada a outra condição, o tratamento da Amiloidose incluirá a segmentação dessa condição subjacente. O tratamento específico depende do tipo de Amiloidose que você tem e quantos órgãos são afetados.