A Alopecia Areata é uma doença inflamatória que provoca a queda de cabelo. Diversos fatores estão envolvidos no seu desenvolvimento, como a genética e a participação autoimune. Os fios começam a cair resultando mais frequentemente em falhas circulares sem pelos ou cabelos. A extensão dessa perda varia, sendo que, em alguns casos, poucas regiões são afetadas.
Em outros, a perda de cabelo pode ser maior. Há casos raros de Alopecia Areata total, nos quais o paciente perde todo o cabelo da cabeça; ou Alopecia Areata universal, na qual caem os pelos de todo o corpo. A Alopecia Areata não é contagiosa. Fatores emocionais, traumas físicos e quadros infecciosos podem desencadear ou agravar o quadro.
Causas da Alopecia Areata:
As causas da Alopecia Areata não são totalmente conhecidas, mas sabe-se que é uma condição autoimune, em que o sistema imunológico ataca e destrói tecido corporal sadio por engano. Nesse caso, o alvo do ataque são estruturas que formarão o pelo.
Sintomas da Alopecia Areata:
A Alopecia Areata apresenta apenas um sintoma é a queda capilar na cabelo, mas pode ocorrer em outras áreas do corpo que tenham pelos. A Alopecia Areata ou Alopecia Total no corpo todo é um caso raro. A queda capilar ocorre de forma brusca, as áreas da perda costumam ser arredondadas, únicas ou múltiplas, sem outras alterações. A pele em que ocorre a perda, normalmente é lisa e brilhante, além dos pelos saírem facilmente quando puxados.
A forma mais comum encontrada é conhecida como “pelada”, quando tem uma placa única, de forma arredondada e que, geralmente, ocorre no couro cabeludo e na barba. A região também pode apresentar uma coloração rósea. Isto porque a Alopecia Areata não mata os folículos pilosos, mas os mantêm apenas inativos, e quando acontece, há nova produção de pelos.
Diagnósticos da Alopecia Areata:
O diagnóstico da Alopecia Areata pode ser feito pela simples aparência das áreas em que houve queda de cabelo, associado a um exame rápido e indolor chamado tricoscopia, realizado por dermatologistas, que facilita muito o diagnóstico. Em certos casos há necessidade de fazer biópsia da pele afetada para descartar outras possíveis causas.
Tratamentos da Alopecia Areata:
Não há cura para Alopecia Areata, mas certos tratamentos podem promover crescimento do cabelo e as placas podem continuar a aparecer. O tratamento não significa cura, apenas o próprio corpo pode eventualmente parar o desenvolvimento da doença.