Acromegalia: o que é, quais as causas, principais sintomas e tratamentos
A Acromegalia é uma doença causada pela produção excessiva do hormônio do crescimento. A Acromegalia afeta igualmente homens e mulheres e é mais comum em pessoas com idade entre 30 e 50 anos.
A Acromegalia é o alongamento definido como anormal e excessivo nas extremidades do esqueleto causado por uma superprodução do hormônio de crescimento pituitário, após a adolescência. A Acromegalia é uma doença silenciosa que pode gerar eventos cardiovasculares muito sérios.
Causas da Acromegalia:
Em 98% dos casos, a Acromegalia está associada à presença de tumores benignos na hipófise. A Acromegalia é causada pela produção excessiva de hormônio do crescimento pela parte anterior da pituitária, uma pequena glândula situada na base do cérebro.
A maioria dos casos do Acromegalia são causados por um tumor benigno dessa glândula, chamado de adenoma da hipófise. As causas de Acromegalia se devem ao excesso do hormônio de crescimento. Mas também se devem ao excesso de um hormônio chamado IGF-1, que é produzido pelo fígado ao ser estimulado pelo GH.
Sintomas da Acromegalia:
Os sintomas da Acromegalia se devem ao excesso do hormônio de crescimento. Mas também se devem ao excesso de um hormônio chamado IGF-1, que é produzido pelo fígado. Os principais sintomas da Acromegalia são:
- Crescimento de mãos e pés.
- Crescimento de áreas de cartilagem, como orelhas e nariz.
- Crescimento do queixo e da língua, e maior espaçamento entre os dentes.
- Rouquidão.
- Dor de cabeça e alterações na visão.
- Dores nas articulações.
- Dormência em mãos, decorrente da síndrome do túnel do carpo.
Entre os sintomas menos comuns da Acromegalia estão:
- Ganho de peso indesejado.
- Crescimento de pelos.
- Pólipos no intestino.
Tratamento da Acromegalia:
Não é fácil suprimir ou reduzir a produção excessiva de hormônio do crescimento da Acromegalia, por isso os médicos podem precisar usar uma combinação de cirurgia, radioterapia e terapia medicamentosa.
O tratamento da Acromegalia pode ser feito utilizando a bromo ergocriptina, o octreotida e mais recentemente antagonista de receptor de GH. O tratamento cirúrgico da Acromegalia também deve ser considerado, caso não haja melhora por meio do tratamento medicamentoso. Após a cirurgia, o tratamento radioterápico da Acromegalia deve ser avaliado.