Ácidos graxos Essenciais ou EFAs desempenham um papel muito importante em diferentes funções do corpo, como a manutenção das células, desenvolvimento do cérebro, o transporte de oxigênio dos pulmões para a corrente sanguínea, regulação do metabolismo e humor, a regulação da sensibilidade à insulina, bem como a produção de hormônios.
Especialmente porque eles podem ajudar com a produção de hormônio anabólico, diminuir o processo inflamatório e ajuda na quebra de proteínas, eles são extremamente importantes para os atletas e pessoas que fazem atividade física intensa.
Há apenas um problema – o corpo é incapaz de sintetizar os ácidos graxos essenciais, que tem que ser feita a partir dos alimentos, ou na forma de suplementos. Estudos têm demonstrado que a maioria das pessoas tendem a ficar de 10 a 20 vezes com mais ômega 6 do que ácidos graxos ômega 3, o que significa que eles têm uma carência de ácidos graxos ômega 3 em sua dieta.
Para ter certeza que você está recebendo ácidos graxos suficientes, não é uma má ideia adicionar estes alimentos a sua dieta:
Alimentos Ricos em Ácidos Graxos:
1. Peixes e Frutos do Mar: A maioria dos frutos do mar e peixes são boas fontes de ácidos graxos ômega 3. Espécies como salmão, sardinha, arenque, tainha e camarões são ricos em ômega 3 e proteína, e pobre em ômega 6.
Os Salmões tem cerca de 85% da ingestão diária recomendada de Omega 3. Uma boa alternativa é também um Suplemento de Óleo de peixe, que pode cobrir todas as suas necessidades diárias.
2. Sementes e Nozes: Essas são ótimas fontes de ácidos graxos essenciais em geral. Eles contêm matéria-prima para a produção de hormônios anabólicos em homens e mulheres. Apenas 1/4 xícara de Nozes contém cerca de 95% da ingestão diária recomendada de ômega 3.
As sementes e nozes também conter sais minerais, tais como Zinco e Magnésio que regulam muitas funções corporais. As sementes de linho são também uma grande fonte de ácidos graxos essenciais. Apenas alguns dos seus benefícios para a saúde incluem: redução da pressão arterial, diminuir o colesterol e reduzir as ondas de calor.
3. Frutas: Algumas frutas como Abacate, Mamão e Açaí, são uma grande fonte de ácidos graxos ômega 3. Todos eles têm mais ômega 3 do que ômega 6, de modo que você pode comê-los para restaurar o desequilíbrio entre esses dois ácidos.
4. Legumes: Quando consumido regularmente, vários vegetais verdes como Espinafre, Brócolis e salsa pode aumentar seus níveis de ácido ômega 3. Altas doses de ácidos graxos essenciais pode também ser encontrado em vegetais como Couve-flor e Repolho. Uma xícara de couve-flor contém cerca de 10% da RDA de EFAs. Além do ácidos graxos, salsa, couve-flor e repolho todos têm substâncias químicas que podem desintoxicar e limpar o organismo de substâncias químicas tóxicas, aumentando a produção de certas enzimas.