Abóbora ajuda na perda de peso, previne rugas, infecções: veja os 10 benefícios
A Abóbora tem muitos benefícios para oferecer à saúde, ela é um alimento bastante versátil e pode ser utilizado em diversas preparações, doces e salgadas.
Os benefícios da Abóbora são muitos e o seu consumo é frequentemente recomendado por médicos tanto para o controle do colesterol e em programas para perda de peso, quanto no tratamento e prevenção de muitas doenças.
Valor Nutricional da Abóbora:
A Abóbora é rica em potássio, cálcio, fósforo, ferro, magnésio, zinco, fibra, riboflavina e vitaminas A, C, E e complexo B.
A Abóbora também possui fitonutrientes que mantêm a saúde da pele ajudam a impedir os malefícios da luz solar. A polpa é indicada para as doenças dos rins e do coração. Todas as variedades de Abóbora são também laxantes e depuradoras de tóxicos intestinais que elevam a pressão arterial. São sempre recomendáveis para quem tem tendência à constipação intestinal. Então, confira Os 10 Benefícios da Abóbora Para Saúde:
Benefícios da Abóbora:
Benefícios da Abóbora Para Perda de Peso: De acordo estudos sobre dietas de emagrecimento, a Abóbora é um alimento ideal para quem precisa perder peso por conter poucas calorias e ser rica em fibras. E esse é um dos benefícios da Abóbora mais buscados de fato. Um copo de Abóbora contém 3g de fibras, aproximadamente 50 calorias e nenhuma gordura.
Benefícios da Abóbora Para Prevenção de Rugas: Esse não está entre os benefícios da Abóbora mais conhecidos mas é muito interessante. Especialistas afirmam que a Abóbora é uma ótima fonte de vitamina A, um anti-idade que estimula o processo de renovação celular e aumenta a produção de colágeno diminuindo a formação de rugas e deixando a pele mais macia e com uma aparência mais jovem.
Benefícios da Abóbora Combater o Câncer: A cor laranja da Abóbora indica que ela é uma fonte rica de betacaroteno. Pessoas que comem uma dieta rica em betacaroteno são menos propensos a desenvolver câncer. A beta-Cryptoxanthin e os carotenoides em Abóbora diminuem o risco de câncer de pulmão em fumantes.
Benefícios da Abóbora Para Fortalecer o Sistema Imunológico: Vegetais como a Abóbora, ricos em betacaroteno e vitamina C combinados, oferecem um reforço ao sistema imunológico devido à complementação ponderosa entre tais nutrientes.
Benefícios da Abóbora Para Aumentar a Libido: O zinco, presente em quantidade significante nas sementes de Abóbora, é um mineral fundamental na saúde sexual do homem porque regula a produção de hormônios masculinos determinantes para a fertilidade, ereção e desejo sexual.
Benefícios da Abóbora Para Controle da Pressão Arterial: Pesquisas mostram que o óleo extraído da semente da Abóbora é cheio de fitoestrógenos, substâncias benéficas para a prevenção da hipertensão. Em estudos de laboratório, o consumo do óleo ajudou a baixar a pressão cardiovascular em apenas 12 semanas.
Benefícios da Abóbora Para Combater Infeções Intestinais: Há registro do consumo de sementes de Abóbora para tratar infestação de parasitas do intestino em humanos e animais de estimação, tanto entre índios americanos, quanto entre nativos africanos e mesmo por populações do interior do Brasil.
As sementes de Abóbora contêm um aminoácido chamado cucurbitina, ele é o responsável por paralisar e eliminar os vermes, especialmente a tênia, do trato digestivo.
Benefícios da Abóbora Para Tratamento do Câncer de Próstata: De acordo com um estudo conduzido pela Harvard School of Public Health’s Department of Nutrition, dietas ricas em betacaroteno mostraram um efeito positivo no tratamento do câncer de próstata. A Abóbora é um dos alimentos com maior concentração de betacaroteno encontrado na natureza.
Benefícios da Abóbora Para Melhorar a Digestão: A Abóbora é muito nutritiva e rica em fibras, que a torna um elemento essencial ajudar na melhoria da digestão. Estudos relatam que o consumo regular de Abóbora ajuda o sistema digestório a funcionar adequadamente.
Benefícios da Abóbora Para Reduzir a Hipertensão: A Abóbora é rica em substâncias que dão suporte a saúde do nosso coração como as vitaminas A e C, as fibras, o magnésio e o potássio. Atualmente sabe-se que consumir potássio adequadamente é quase tão importante quanto diminuir o consumo de sódio no tratamento da hipertensão.