O Óleo de Melissa, também é conhecido como óleo de bálsamo de limão, é usado na medicina tradicional para tratar uma série de preocupações com a saúde, incluindo insônia, ansiedade, enxaquecas, hipertensão, diabetes, herpes e demência. O Óleo de Melissa pode ser aplicado topicamente, tomado internamente ou difundido em casa.
Um dos benefícios mais conhecidos do Óleo de Melissa é a sua capacidade de tratar feridas, vírus herpes 1 e 2, naturalmente e sem necessidade de antibióticos que possam aumentar o crescimento de cepas bacterianas resistentes no organismo. Suas propriedades antivirais e antimicrobianas são apenas algumas das qualidades potentes e terapêuticas deste importante óleo essencial.
Benefícios do Óleo de Melissa Para Saúde:
Benefícios do Óleo de Melissa Para Tratar o Alzheimer: Óleo de Melissa é provavelmente o mais estudado dos óleos essenciais por sua capacidade de servir como um tratamento natural para a doença de Alzheimer, e é muito provável que seja um dos mais eficazes para tratar esta doença.
Benefícios do Óleo de Melissa e Suas Propriedades Anti-Inflamatórias: A pesquisa mostrou também que o Óleo de Melissa pode ser usado para tratar várias doenças associadas à inflamação e dor. Além disso, essa propriedades anti-inflamatórias podem ser de grande ajuda para tratar febre e outras doenças.
Benefícios do Óleo de Melissa Para Prevenir e Tratar Infecções: Como muitos de nós já sabemos, o uso generalizado de agentes antimicrobianos provoca estirpes bacterianas resistentes, o que pode comprometer seriamente a eficácia do tratamento antibiótico graças a essa resistência antibiótica. Pesquisas sugerem que o uso do Óleo de Melissa pode ser uma medida preventiva para evitar o desenvolvimento de resistência a antibióticos sintéticos associados a falhas terapêuticas.
Benefícios do Óleo de Melissa e Seus Efeitos Antidiabéticos: Um estudo de 2010 publicado no British Journal of Nutrition descobriu que quando os ratos receberam Óleo de Melissa por seis semanas, eles apresentaram níveis significativamente reduzidos de glicose no sangue, tolerância à glicose melhorada e níveis de insulina sérica significativamente maiores em comparação com o grupo controle, tudo isso pode Reduzir os sintomas do diabetes.
Benefícios do Óleo de Melissa Para Saúde da Pele: O Óleo de Melissa é usado para tratar naturalmente eczema, acne e feridas menores, pois possui propriedades antibacterianas e antifúngicas. Em estudos que envolvem o uso tópico do Óleo de Melissa, verificou-se que os tempos de cicatrização foram estatisticamente melhores nos grupos tratados com Óleo de Melissa.
Benefícios do Óleo de Melissa Para Tratar Herpes e Outros Vírus: Óleo de Melissa é muitas vezes a erva escolhida para o tratamento de feridas, uma vez que é eficaz na luta contra vírus na família do vírus da herpes. Ele pode ser usado para inibir a propagação de infecções virais, o que pode ser especialmente útil para pessoas que desenvolveram uma resistência aos agentes antivirais normalmente usados.
Benefícios do Óleo de Melissa Serve Como um Agente Anti-Tumor: Outro estudo, realizado em 2014 e publicado em Cancer Investigation, descobriu que o Óleo de Melissa pode ser de potencial interesse para o tratamento do glioblastoma multiforme (GBM), que são tumores que surgem do tecido de suporte do cérebro. O estudo investigou a atividade do Óleo de Melissa e seu principal componente citral em linhas celulares GBM. Tanto o Óleo de Melissa como o citral diminuíram a viabilidade e induziram apoptose de células GBM com seus efeitos antioxidantes, mostrando seu potencial como tratamento natural do câncer.
Benefícios do Óleo de Melissa Para Ajudar na Luta contra a Depressão: O Óleo de Melissa tem propriedades antidepressivas, hipnóticas e sedativas, e pode criar uma sensação de paz e calor. Também pode promover o equilíbrio emocional e tem compostos edificantes.
Benefícios do Óleo de Melissa Para Reduzir a Pressão Arterial Elevada: O Óleo de Melissa tem o poder de diminuir os níveis de pressão arterial por causa de suas propriedades hipotensivas, anti-hiperlipidêmicas, antiarrítmicas, neuroprotetoras e hepatoprotetoras. Um estudo em animais de 2015 publicado em Research in Cardiovascular Medicine descobriu que o Óleo de Melissa está associado a alternâncias eletrocardiográficas significativas em ratos. O eletrocardiograma é um teste que é usado para verificar se há problemas com a atividade elétrica do seu coração.
Benefícios do Óleo de Melissa Para Reduzir os Níveis de Triglicerídeos: Um estudo de 2012 publicado no Journal of Nutrition sugere que a ingestão de Óleo de Melissa poderia ter efeitos metabólicos benéficos. Quando usado em camundongos, o Óleo de Melissa retardou a síntese de ácidos graxos (um processo que cria acumulações de gordura no corpo), o que reduziu os níveis de triglicerídeos.