A Paralisia de Bell é um tipo de Paralisia de Bell que resulta em incapacidade de controlar os músculos faciais no lado afetado. Os sintomas podem variar de leve a grave. Eles podem incluir espasmos musculares, fraquezas ou perda total da capacidade de mover um ou raramente os dois lados do rosto. Outros sintomas incluem queda da pálpebra, mudança de gosto, dor ao redor da orelha e aumento da sensibilidade ao som. Normalmente, os sintomas ocorrem durante 48 horas. Os fatores de risco incluem diabetes e uma recente infecção do trato respiratório superior. Isso resulta de uma disfunção do nervo craniano VII (nervo facial). Muitos acreditam que isso é devido a uma infecção viral que resulta em inchaço.
O diagnóstico é baseado na aparência de uma pessoa e descarta outras causas possíveis. Outras condições que podem causar fraqueza facial incluem tumor cerebral, acidente vascular cerebral , síndroma Ramsay Hunt , e a doença de Lyme. A condição normalmente melhora sozinha, com a maioria alcançando a função normal ou quase normal. Os corticosteroides foram encontrados para melhorar os resultados, enquanto os medicamentos antivirais podem ser um pequeno benefício adicional.
O olho deve ser protegido contra a secagem com o uso de colírios ou um eyepatch. A cirurgia geralmente não é recomendada. Muitas vezes, os sinais de melhoria começam dentro de 14 dias, com recuperação completa no prazo de seis meses. Alguns podem não se recuperar completamente ou ter uma recorrência de sintomas.
A Paralisia de Bell é a causa mais comum da paralisia do nervo facial de um lado (70%). Ocorre em 1 a 4 por 10.000 pessoas por ano. Cerca de 1,5% das pessoas são afetadas em algum momento de sua vida. O mais comum ocorre em pessoas entre 15 e 60 anos. Os machos e as fêmeas são afetados igualmente. É nomeado em nome do cirurgião escocês Charles Bell, que descreveu pela primeira vez a conexão do nervo facial com a condição.
Causas da Paralisia de Bell:
A Paralisia de Bell é uma condição que causa fraqueza temporária ou paralisia dos músculos de um lado do rosto. É a causa mais comum de Paralisia de Bell. Outras causas de Paralisia de Bell incluem:
- Um acidente vascular cerebral
- Paralisia facial congênita – crianças nascidas com fraqueza facial
- Lesão no nervo facial em um acidente – como um corte na fralda da face ou base do crânio
- Lesão por cirurgia – o que é mais comum durante a cirurgia da glândula parótida e do pescoço
Sintomas da Paralisia de Bell:
Os sintomas da Paralisia de Bell podem variar – de um entorpecimento leve do rosto à paralisia total. Os sintomas se desenvolvem rapidamente e atingem seu pico dentro de 48 horas. Eles incluem:
- Fraqueza ou paralisia em um lado da face, o que pode tornar mais difícil fechar a pálpebra e fazer com que o lado da boca caia
- Irritação do olho afetado, como a secura ou o aumento da produção de lágrimas
- Dor de ouvido ou dor embaixo da orelha no lado afetado do rosto
- Um sentido de gosto alterado ou reduzido
- Aumento da sensibilidade ao som na orelha afetada
- Babando da boca no lado afetado do rosto
- Secura da boca
- Dor em torno da mandíbula
- dor de cabeça
- Tocando em uma ou nas duas orelhas ( zumbido )
- Tontura
- Dificuldade em comer ou beber
- Perturbação do discurso
Na maioria dos casos de Paralisia de Bell, os sintomas começarão a melhorar dentro de duas a três semanas. A maioria das pessoas faz uma recuperação completa no prazo de nove meses.