A Tuberculose é frequentemente vista como uma doença do passado, mas um recente ressurgimento e a proliferação de cepas resistentes a medicamentos fazem dela um grande problema da atualidade. Hoje, a Tuberculose é uma das três doenças infecciosas que mais mata, junto com a malária e o HIV/Aids. Ainda que a taxa de mortalidade global tenha tido uma redução de 47% entre os anos de 1990 e 2015, ainda existem lacunas importantes na cobertura e deficiências graves quando se trata de diagnóstico e opções de cuidados.Além disso, estamos observando um aumento alarmante do número de casos de Tuberculose resistente (TB-DR) e multirresistente (TB-MDR) a medicamentos, que não respondem aos remédios de primeira linha usuais.
A Tuberculose (TB) é a doença que mais mata pessoas que vivem com HIV na África. Quase 500 mil pessoas desenvolvem cepas resistentes a medicamentos da doença a cada ano. MSF combate a Tuberculose há mais de 30 anos, oferecendo tratamento para a doença em muitos contextos diferentes, desde situações de conflitos crônicos, como o Sudão, até pacientes vulneráveis em contextos estáveis, como Uzbequistão e a Federação Russa. Nós pedimos mudanças urgentes e imediatas no diagnóstico e no tratamento da Tuberculose resistente a medicamentos.
Causa do Tuberculose:
A doença Tuberculose é causada por uma bactéria (Mycobacterium Tuberculosis) que se espalha pelo ar quando pessoas infectadas tossem ou espirram. A tuberculose afeta com mais frequência os pulmões, mas pode infectar qualquer parte do corpo, incluindo os ossos e o sistema nervoso.
A maioria das pessoas expostas à Tuberculose nunca desenvolvem os sintomas, já que a bactéria pode viver na forma inativa dentro do corpo. Entretanto, se o sistema imunológico enfraquecer, como acontece com pessoas desnutridas, pessoas HIV-positivo ou idosas, a bactéria da Tuberculose pode se tornar ativa. Cerca de 10% das pessoas infectadas com a bactéria vão desenvolver a forma ativa e contagiosa da doença em algum ponto de suas vidas.
Sintomas do Tuberculose:
Embora seu corpo possa abrigar as bactérias que causam Tuberculose, seu sistema imunológico geralmente pode evitar que você fique doente. Por este motivo, os médicos fazem uma distinção entre:
Tuberculose Latente: Nesta condição, você tem uma infecção por Tuberculose, mas as bactérias permanecem em seu corpo em estado inativo e não causam sintomas. A Tuberculose latente, também chamada de Tuberculose inativa ou infecção por Tuberculose , não é contagiosa. Pode se transformar em Tuberculose ativa, então o tratamento é importante para a pessoa com Tuberculose latente e para ajudar a controlar a propagação da Tuberculose . Cerca de 2 bilhões de pessoas têm Tuberculose latente.
Tuberculose Ativa: Esta condição o deixa doente e pode se espalhar para os outros. Pode ocorrer nas primeiras semanas após a infecção com a bactéria Tuberculose, ou pode ocorrer anos depois. Os sinais e sintomas da Tuberculose incluem:
- tosse que dura três ou mais semanas
- Tossindo sangue
- Dor no peito ou dor com respiração ou tosse
- Perda de peso involuntária
- Fadiga
- Febre
- Suor noturno
- Arrepios
- Perda de apetite
A Tuberculose também pode afetar outras partes do seu corpo, incluindo seus rins, coluna vertebral ou cérebro. Quando a Tuberculose ocorre fora dos pulmões, os sinais e sintomas variam de acordo com os órgãos envolvidos. Por exemplo, a Tuberculose da coluna vertebral pode dar-lhe dor nas costas e a Tuberculose nos rins pode causar sangue na urina.