Xantoma: O que é, causas, sintomas, riscos, tratamentos e como prevenir
O Xantoma é uma condição da pele em que certas gorduras se acumulam sob a superfície da pele. O Xantoma pode variar em tamanho. Os crescimentos podem ser tão pequenos como uma cabeça de alfinete ou tão grande como uma uva. Eles muitas vezes parecem um choque achatado sob a pele e, às vezes, parecem amarelos ou laranja. Eles geralmente não causam dor. No entanto, eles podem ser macios e comichão. Pode haver clusters de crescimentos na mesma área ou vários crescimentos individuais em diferentes partes do corpo.
Causas do Xantoma:
O Xantoma é geralmente causado por altos níveis de lipídios no sangue, ou gorduras. Isso pode ser um sintoma de uma condição médica subjacente, como:
- Hiperlipidemia ou níveis elevados de colesterol no sangue;
- diabetes, um grupo de doenças que causam níveis elevados de açúcar no sangue;
- Hipotireoidismo, uma condição em que a tireoide não produz hormônios;
- Cirrose biliar primária, uma doença em que os ductos bilis no fígado são lentamente destruídos;
- Colestase, uma condição em que o fluxo de bile do fígado diminui ou pára;
- Síndrome nefrótica, uma doença que danifica os vasos sanguíneos nos rins;
- Doença hematológica, como distúrbios lipídicos metabólicos da gammopatia monoclonal. Estas são condições genéticas que afetam a capacidade do corpo de derrubar substâncias e manter funções corporais importantes, como a digestão de gorduras;
- Câncer, uma condição grave em que as células malignas crescem a uma taxa rápida e descontrolada;
- Efeito colateral de certos medicamentos, como tamoxifeno, prednisona e ciclosporina.
O próprio Xantoma não é perigoso, mas a condição subjacente que está causando isso precisa ser abordada. Existe também um tipo de Xantoma que afeta as pálpebras chamadas xanthelasma.
Sintomas do Xantoma:
O Xantoma aparece como uma pápula amarelada/laranja com fronteiras definidas, podendo haver vários Xantomas isolados, mas também se podem formar aglomerados de gorduras acumuladas sob a superfície da pele.
Fatores de Risco do Xantoma:
Você está em maior risco de Xantoma se você tiver alguma das condições médicas descritas acima. Você também é mais provável desenvolver Xantoma se tiver níveis elevados de colesterol ou triglicerídeos. Converse com seu médico sobre seu risco e o que você pode fazer para minimizar as chances de desenvolver a condição.
Diagnósticos do Xantoma:
Seu médico ou dermatologista geralmente pode diagnosticar o Xantoma. Eles podem ser capazes de fazer um diagnóstico simplesmente examinando sua pele. Uma biópsia de pele pode confirmar a presença de um depósito de gordura debaixo da pele. Durante este procedimento, seu médico irá remover uma pequena amostra de tecido do crescimento e enviá-lo para um laboratório para análise. Seu médico acompanhará você para discutir os resultados. Eles também podem pedir exames de sangue para verificar os níveis de lipídios no sangue, avaliar a função hepática e descartar a diabetes.
Tratamento Para Xantoma:
Se o Xantoma é um sintoma de uma condição médica, a causa subjacente deve ser tratada. Isso eliminará os crescimentos e minimizará a probabilidade de que eles retornem. Os níveis de diabetes e colesterol que estão bem controlados são menos propensos a causar Xantoma.
Outros tratamentos para Xantoma incluem remoção cirúrgica, cirurgia a laser ou tratamento químico com ácido tricloroacético. Os crescimentos de Xantoma podem retornar após o tratamento, no entanto, então esses métodos não necessariamente curar a condição. Fale com o seu médico para ver qual o tratamento adequado para você. Eles podem ajudar a determinar se a condição pode ser tratada através do gerenciamento médico da questão subjacente.
Como Prevenir o Xantoma:
O Xantoma pode não ser completamente evitável. Mas há passos que você pode tomar para diminuir o risco de desenvolver a condição. Se você tem uma hiperlipidemia ou diabetes, siga as instruções do seu médico sobre como tratá-la e gerenciá-la. Você também deve participar de todas as consultas de acompanhamento regulares com o seu médico. Informe o seu médico sobre todos os medicamentos que está a tomar.
Também é importante manter níveis adequados de lipídios e colesterol no sangue. Você pode fazer isso comendo alimentos saudáveis, exercitando-se regularmente e tomando todos os medicamentos necessários. Obter exames de sangue regular também pode ajudá-lo a manter seus níveis de lipídios e colesterol sob controle.