As Varizes ocorrem quando suas veias se tornam ampliadas, dilatadas e cheias de sangue. As Varizes geralmente aparecem inchadas e aumentadas, e têm uma cor azulada ou vermelha. Muitas vezes são dolorosas.
A condição é muito comum, especialmente nas mulheres. Cerca de 25% de todos os adultos têm Varizes. Na maioria dos casos, Varizes nas pernas.Para muitas pessoas, as Varizes e vasinhos (uma variação mais leve de Varizes) são uma preocupação puramente estética. Para outras pessoas, Varizes podem causar dor, desconforto e até mesmo problemas mais graves, como aumentar o risco de doenças circulatórias. O tratamento pode envolver medidas de autocuidado ou procedimentos para fechar ou remover as veias.
Causas das Varizes:
As Varizes ocorrem quando as veias não estão funcionando adequadamente. As veias têm válvulas unidirecionais que impedem que o sangue flua para trás. Quando estas válvulas falham, o sangue começa a se coletar nas veias em vez de continuar em direção ao seu coração. As veias então ampliam. As Varizes geralmente afetam as pernas. As veias estão mais distantes do seu coração, e a gravidade torna mais difícil o fluxo de sangue para cima.
Algumas causas potenciais para Varizes incluem:
- Gravidez
- Menopausa
- Idade superior a 50
- Ficar de pé por longos períodos de tempo
- Obesidade
- Histórico familiar de Varizes
Sintomas das Varizes:
Os sintomas primários das Varizes são altamente visíveis, veias deformadas, geralmente em suas pernas. Você também pode ter dor, inchaço, peso e força ao longo ou ao redor das veias ampliadas.
Em alguns casos, você pode desenvolver inchaço e descoloração. Em casos graves, as veias podem sangrar significativamente, e úlceras podem se formar.
Diagnósticos das Varizes:
Seu médico provavelmente examinará suas pernas e veias visíveis enquanto estiver sentado ou parado para diagnosticar Varizes. Eles podem perguntar-lhe sobre qualquer dor ou sintomas que você está tendo.
Seu médico também pode querer fazer um ultra-som para verificar o fluxo sanguíneo. Este é um teste não-invasivo que usa ondas de som de alta freqüência. Ele permite que seu médico veja como o sangue está fluindo nas veias.
Dependendo da localização, um vetograma pode ser feito para avaliar ainda mais suas veias. Durante este teste, seu médico injeta um tinte especial em suas pernas e tira raios-X da área. O corante aparece nos raios X, dando ao seu médico uma visão melhor de como o sangue está fluindo. Testes como ultra-sons ou vetogramas ajudam a garantir que outro distúrbio, como um coágulo de sangue ou um bloqueio, não está causando dor e inchaço nas pernas.
Tratamentos das Varizes:
Na maioria dos casos, as Varizes podem ser tratadas com medidas de autocuidado, tais como:
- Exercício físico;
- Emagrecimento;
- Evitar o uso de roupas apertadas;
- Elevar as pernas sempre que possível;
- Evitar longos períodos em pé ou sentado.
Meias de compressão também podem ser usadas para o controle das Varizes. Elas fazem uma compressão mais forte no tornozelo que vai diminuindo em direção à coxa ajudando a direcionar o retorno do sangue venoso de volta ao coração. A quantidade de compressão varia por tipo e marca. Ao comprar meias de compressão, certifique-se de que elas sirvam corretamente. Meias de compressão devem ser fortes, mas não necessariamente apertadas.
Além destas medidas básicas, pode ser que precise fazer um desses tratamentos:
- Escleroterapia
- Cirurgia, que são individualizadas para cada pessoa: pode-se usar a cirurgia convencional, laser, radiofrequência, espuma eco guiada ou mini cirurgia com anestesia local, de acordo com a evolução da doença. Por isto recomenda-se cuidar o mais precoce possível para que o tratamento seja o mais simples.
Perspectivas Para Pessoas Com Varizes:
As Varizes geralmente pioram ao longo do tempo. Isso é verdade mesmo se você fizer as mudanças de estilo de vida necessárias para controlá-las e gerenciar sua dor. Embora possam ser desagradáveis, geralmente não causam problemas médicos a longo prazo.
- Em alguns casos, as Varizes podem levar a úlceras ou feridas nas pernas, coágulos sanguíneos ou inflamação crônica. Se você tiver um caso grave, suas veias podem se romper.
- Você deve consultar seu médico se você desenvolver algum desses sintomas. Eles podem então sugerir uma abordagem mais agressiva, como cirurgia ou outras intervenções.