Vaginismo: o que é, quais as causas, principais sintomas e tratamento
O Vaginismo é caracterizado por espasmos involuntários que podem fechar completamente o canal vaginal durante a relação sexual e impedir o ato. As razões psicológicas estão normalmente associadas ao aparecimento do Vaginismo e piorar o quadro. Então, veja tudo sobre a Vaginismo – O que é, Causas, Sintomas e Tratamento:
O que é vaginismo:
Vaginismo é uma manifestação de dor comum que afeta a habilidade de uma mulher de ter uma relação sexual vaginal bem sucedida e é a principal causa de casamentos não consumados.
Causas do Vaginismo:
Vaginismo é uma condição que pode ser causada por Estressores físicos, Estressor emocionais ou uma combinação dos dois, e pode se tornar antecipatória.
Disparadores emocionais do Vaginismo
- Medo – de dor ou gravidez, por exemplo
- Ansiedade – ansiedade de desempenho, culpa
- Problemas com um parceiro sexual – um parceiro abusivo, sentimentos de vulnerabilidade
- Eventos de vida traumática – violação, história de abuso
- Experiências infantis – educação, exposição a imagens sexuais.
Sintomas do Vaginismo:
Os sintomas do Vaginismo variam de pessoa para pessoa e podem incluir:
- Relações dolorosas (dispareunia), descritas como ardor, picada ou estanque causando dor
- A penetração é difícil ou impossível
- Dor sexual a longo prazo com ou sem uma causa conhecida
- Dor durante a inserção do tampão
- Dor durante o exame ginecológico
Espasmo muscular generalizado ou paragem respiratória durante a tentativa de relações sexuais.
Vaginismo não impede que as pessoas se tornem excitadas sexualmente. No entanto, os sintomas podem levar as pessoas a se preocuparem com a relação sexual, incutir o desejo de evitar o sexo ou a penetração vaginal.
Tratamento Para o Vaginismo:
As mulheres com Vaginismo podem fazer exercícios, na privacidade de sua própria casa, para aprender a controlar e relaxar os músculos ao redor da vagina. A abordagem é chamada de dessensibilização progressiva, e a idéia é ficar confortável com a inserção. Primeiro, faça exercícios de Kegel apertando os mesmos músculos que você usa para parar o fluxo de urina ao urinar:
- Esprema os músculos.
- Segure por 2 a 10 segundos.
- Relaxe os músculos.
- Faça cerca de 20 Kegels de cada vez.
- Você pode fazê-las quantas vezes por dia quiser.
Depois de alguns dias, insira um dedo, até aproximadamente a primeira articulação da articulação, dentro da vagina enquanto faz os exercícios. É uma boa ideia tapar as unhas primeiro e usar uma geleia lubrificante. Ou faça os exercícios em uma banheira, onde a água é um lubrificante natural.
Tratamentos Para o Vaginismo:
A cirurgia não cura o Vaginismo e pode até piorar a condição. Além disso, não tratar a condição pode piorar, levando a uma duração mais longa e aumento da intensidade com a contração muscular.A boa notícia é que o Vaginismo é quase 100% curável.
O tratamento Para o Vaginismo Geralmente inclui:
- Exercícios de controle do piso pélvico: incluindo atividades de contração muscular e relaxamento (exercícios de Kegel) para melhorar o controle dos músculos do assoalho pélvico
- Treinamento de inserção ou dilatação: exercícios supervisionados usando dilatadores de plástico podem ajudar a tornar um paciente menos sensível à penetração
- Educação e aconselhamento: informações sobre o ciclo da anatomia sexual e da resposta sexual, que ajudam os pacientes a compreender a dor e os processos em que seu corpo está passando
- Exercícios emocionais: permitindo ao paciente identificar, expressar e resolver quaisquer fatores emocionais que possam estar contribuindo para o seu Vaginismo. O tempo que leva para que o Vaginismo seja tratado com sucesso variará dependendo do indivíduo. Se você tem sintomas relacionados ao Vaginismo, fale com seu médico para avaliação.