Unha Encravada: o que é, quais as causas, riscos, sintomas e tratamentos
A unha encravada, chamada em medicina de onicocriptose, é uma inflamação causada pelo crescimento de parte da unha em direção à pele, provocando lesão da mesma. A unha encravada costuma surgir no primeiro dedo, conhecido como dedão do pé.
Causas da Unha Encravada:
O calçado que multiplica os dedos dos pés e dos pés pode aumentar a chance de uma Unha Encravada. Isso inclui sapatos que são muito apertados porque são muito curtos, muito estreitos no final, ou muito achatados no final. Meias apertadas, meias ou meias podem causar a Unha Encravada.
Cortar as unhas demasiado curtas, não cortar transversalmente, ou cortar as bordas da unha do pé pode encorajar a pele circundante a se dobrar sobre o prego e a unha empurrar para dentro daquela pele e perfurá-la.
A lesão no dedo do pé, como deixar cair algo no dedo do pé ou chutar algo, pode levar a unha encravada. Se as unhas dos pés tiverem uma curvatura incomum, eles são mais propensos a crescer nos tecidos moles, causando inflamação e possível infecção.
A postura de uma pessoa, ou como eles caminham ou parecem, podem afetar as chances de desenvolver unha Encravada. Pobre higiene dos pés ou transpiração excessiva são fatores de risco. Se a pele nos dedos dos pés e os pés estão úmidas e quentes, há uma maior chance de desenvolver uma unha Encravada. 0
Como Aparece a Unha Encravada:
Nos estágios iniciais, a pele ao lado da unha pode ser macia, inchada ou dura. Quando o prego perfura a pele, as bactérias podem entrar, resultando em infecção. A área afetada torna-se vermelha, inchada, quente e dolorosa. Pode haver sangramento e pus.
Qualquer pessoa com sintomas de infecção deve procurar ajuda médica, seja um médico de atenção primária, cirurgião ortopédico ou especialista em cuidados com os pés, conhecido como podólogo.
Tratamento Para Unha Encravada:
As Unhas Encravadas devem ser tratadas assim que os sintomas aparecem, especialmente se a pessoa tem diabetes, dano nos nervos no pé ou na perna ou baixa circulação no pé.
Tratamento Para Unha Encravada em Casa:
A maioria dos prestadores de cuidados de saúde irá aconselhar o paciente a tratar o próprio prego. Os passos incluem:
- Medicamentos sem receita médica (OTC), como o acetaminofen, por exemplo, Tylenol ou paracetamol, ou ibuprofeno para dor.
- Se os sintomas não desaparecem, um profissional de saúde pode remover algumas das unhas que estão empurrando para dentro da pele. Pode ser necessário.
- Remover uma porção do prego e a unha subjacente para evitar que o problema volte.
À medida que a unha cresce de volta, o profissional de saúde pode colocar um pedaço de algodão debaixo da unha para impedir que ele mergulhe novamente na pele. É importante mudar o algodão todos os dias. Se a área estiver infectada, o médico pode prescrever antibióticos.
Evitar a Unha Encravada:
As unhas devem ser cortadas em linha reta, não arredondadas nos cantos e não muito curtas. É mais fácil cortar as unhas após um banho ou um banho.
Pessoas com problemas circulatórios nos pés e que são incapazes de cortar as unhas, devem ver um podólogo regularmente para que as unhas sejam cortadas profissionalmente. Pacientes com diabetes ou doença vascular periférica precisam ser particularmente cuidadosos.
Sapatos, meias, calças e meias, deve sempre caber adequadamente. Os sapatos devem ter o comprimento e a largura adequados para que os dedos dos pés não se aglomerem.
Sapatos apertados causam pressão, mas se os sapatos estão muito soltos, os dedos dos pés podem bater contra a ponta do sapato. Isso, também, aumenta a pressão e pode causar uma unha encarnada. A higiene e a secura são importantes. Se os pés estão limpos e secos, há uma menor chance de desenvolver uma unha encarnada.
Se a unha encrava com alguma frequência, o tratamento cirúrgico pode ser um pouco mais abrangente, removendo toda a parte lateral da unha, de forma a obrigá-la a crescer verticalmente, sem encostar na pele ao lado. Nos casos mais graves, indica-se a destruição química, por Laser ou cauterização de parte da unha e seu leito para evitar que a mesma volta a crescer.