Dicas de Saúde

Tumor Cerebral: o que é, quais as causas, tipos, sintomas e tratamentos

Por Alan Costa, em 20/07/2017 (atualizado em 28/10/2021)
tumor cerebral

O Tumor Cerebral é uma coleção de células anormais no cérebro. O Tumor Cerebral pode ser malignos (cancerosos) ou benignos (provavelmente não se espalharão). No entanto, há uma quantidade limitada de espaço no crânio. Portanto, qualquer Tumor Cerebral – mesmo um que seja benigno – pode interferir nas funções do seu cérebro e corpo. O Tumor Cerebral pode destruir células cerebrais, aumentar a inflamação e elevar a pressão no cérebro. Um Tumor Cerebral primário começa em seu cérebro.

Quando as células cancerosas de outras partes do seu corpo causam um tumor em seu cérebro, é chamado de “Tumor Cerebrall” secundário ou “metastático”. Os tumores cerebrais secundários são três vezes mais comuns que os tumores cerebrais primários. Todos os tumores cerebrais secundários são malignos.

Tipos de Tumor Cerebral: 

Os tumores cerebrais são descritos por sua localização, tipo de tecido e as células que compõem a massa. Os seguintes tipos de tumores cerebrais são comumente encontrados em adultos:

  • Gliomas vêm em diferentes tipos. Eles variam de células não cancerígenas a misturadas. Os glioblastomas são a forma mais agressiva de glioma.
  • Os meningiomas são mais comuns em adultos de 40 a 70 anos. Eles geralmente não são cancerígenos. Os meningiomas ocorrem mais comumente em mulheres.
  • Os Schwannomas também ocorrem em adultos entre 40 e 70 anos. Eles afetam homens e mulheres..

Existem também outros tipos de tumores cerebrais que podem ser encontrados em adultos. Alguns tipos raros de tumores cerebrais adultos incluem tumores pituitários, linfoma primário do cérebro e ependimomas.

Causas de Tumor Cerebral: 

Os médicos não sabem o que causa Tumor Cerebral primários. No entanto, vários fatores de risco foram identificados.

  • Algumas doenças genéticas colocam você em risco de Tumor Cerebral. Estes incluem a síndrome de Turcot (uma condição caracterizada por células anormais e pólipos) e neurofibromatose (um distúrbio genético causador de tumor).
  • Os tratamentos de radiação para câncer de cérebro aumentam o risco de desenvolver Tumor Cerebral.

Não há provas de que o uso do telefone celular cause câncer cerebral. O Instituto Nacional do Câncer informa que, embora o uso do telefone celular tenha aumentado significativamente de 1992 a 2008, a incidência de glioma não aumentou significativamente durante esse período de tempo. No entanto, os pesquisadores continuam a estudar a questão. Pode levar até 10 anos ou mais para que um Tumor Cerebral se manifeste, exigindo estudos de longo prazo. Alguns estudos europeus mostraram um risco um pouco maior de Tumor Cerebral com uso intenso de celulares.

Sintomas de Tumor Cerebral: 

Os sintomas do Tumor Cerebral variam significativamente. Eles dependem do tamanho e localização do tumor, da quantidade de inchaço que o tumor causa e se o tumor se espalhou. Alguns sintomas comuns do tumor incluem:

  • Mudanças cognitivas como perda de memória, confusão e desorientação
  • Dores de cabeça que ocorrem ao dormir, ao acordar, ou como resultado de movimentos físicos abruptos como tosse
  • Apreensões
  • Fraqueza nos membros, face ou um lado do corpo
  • Falta de coordenação e equilíbrio
  • Dificuldade em andar
  • Dificuldade em ler, escrever, falar ou decifrar o discurso dos outros
  • Mudanças na audição, sabor, cheiro ou visão
  • Problemas de controle da bexiga
  • Mudanças de humor, personalidade ou comportamento

Diagnóstico de Tumor Cerebral: 

Os médicos usam uma série de testes para diagnosticar Tumor Cerebral.

  • A ressonância magnética (MRI ) é usada para escanear seu cérebro e tecidos nervosos. Para este teste, você se deita em uma mesa que se desliza para um scanner.
  • Uma tomografia computadorizada craniana (TC) leva os raios-X da sua cabeça. Um raio de raios X gira ao seu redor para criar muitas imagens da cabeça. Estas imagens são colocadas juntas para formar uma imagem mais clara do interior da sua cabeça.
  • Um eletroencefalograma (EEG) examina os impulsos elétricos do seu cérebro. Um técnico coloca discos metálicos planos no couro cabeludo para ver a atividade elétrica do seu cérebro.
  • O tecido tumoral removido durante a cirurgia, ou uma biópsia, pode ser examinado para diagnosticar o tipo de tumor.
  • O fluido espinal cerebral pode ser testado para células cancerosas.

Tratamento de Tumor Cerebral: 

O Tumor Cerebral é tratado através de uma combinação de cirurgia, radioterapia, quimioterapia e medicação. O tratamento específico depende da sua idade, tamanho do tumor, tipo de tumor e outros fatores de saúde.

Cirurgia: A cirurgia é um tratamento comum para Tumor Cerebral primários. No entanto, nem todos os tumores podem ser completamente removidos. Nestes casos, um cirurgião tentará reduzir o tamanho do tumor. A extensão da remoção dependerá do tamanho e da localização do tumor. Se o seu tumor não pode ser removido, você ainda pode precisar de uma cirurgia para liberar a pressão no seu crânio. Isso pode ajudar a aliviar alguns dos seus sintomas.

Outros Tratamentos: A radioterapia ea quimioterapia (medicação anticancerígena) podem ser usadas para reduzir o tamanho do tumor. Medicamentos diferentes também podem ser usados ​​para reduzir o inchaço e a pressão do cérebro. Estes podem incluir corticosteroides e diuréticos. Finalmente, os médicos podem tratar sintomas específicos como dor e convulsões com medicamentos apropriados.

Sair da versão mobile