Doenças e Tratamentos

Tuberculose: o que é, quais as causas, riscos, principais sintomas e tratamentos

Por Alan Costa, em 20/07/2017 (atualizado em 10/11/2021)
tuberculose

A Tuberculose (TB) é uma doença infecciosa potencialmente grave que afeta principalmente seus pulmões. As bactérias que causam Tuberculose são espalhadas de uma pessoa para outra através de minúsculas gotas libertadas no ar através de tosse e espirros. Uma vez que raros nos países desenvolvidos, as infecções Tuberculose começaram a aumentar em 1985, em parte devido ao surgimento do HIV, o vírus que causa a AIDS. O HIV enfraquece o sistema imunológico de uma pessoa para que não possa lutar contra os germes da Tuberculose . No brasil, devido a programas de controle mais fortes, a Tuberculose começou a diminuir novamente em 1993, mas continua sendo uma preocupação.

Muitas cepas de Tuberculose resistem aos medicamentos mais utilizados para tratar a doença. Pessoas com Tuberculose ativa devem levar vários tipos de medicamentos por muitos meses para erradicar a infecção e prevenir o desenvolvimento de resistência a antibióticos.

Sintomas de Tuberculose:

 A Tuberculose é uma infecção bacteriana. A Tuberculose que afeta os pulmões (TB pulmonar) é o tipo mais contagioso, mas geralmente só se espalha após exposição prolongada a alguém com a doença.  Na maioria das pessoas saudáveis, a defesa natural do corpo contra a infecção e a doença (o sistema imunológico) mata as bactérias e não há sintomas. Às vezes, o sistema imunológico não pode matar as bactérias, mas consegue evitar a propagação no corpo.
Você não terá nenhum sintoma, mas a bactéria permanecerá em seu corpo. Isso é conhecido como Tuberculose latente. Pessoas com Tuberculose latente não são infecciosas para outros.

Se o sistema imunológico não consegue matar ou conter a infecção, pode se espalhar dentro dos pulmões ou outras partes do corpo e os sintomas irão desenvolver-se em algumas semanas ou meses. Isso é conhecido como Tuberculose ativo. A Tuberculose latente pode se tornar uma doença Tuberculose ativa em uma data posterior, particularmente se seu sistema imunológico se tornar enfraquecido.

Sintomas de Tuberculose:

 Os sintomas típicos da Tuberculose incluem:

  • Uma tosse persistente que dura mais de três semanas e geralmente traz fleuma, o que pode ser sangrento
  • perda de peso
  • suor noturno
  • Alta temperatura (febre)
  • Cansaço e fadiga
  • perda de apetite
  • Inchaço no pescoço

Você deve ver um GP se você tiver uma tosse que dura mais de três semanas ou você tossir sangue.

Tratamentos de Tuberculose: 

Com o tratamento, a Tuberculose quase sempre pode ser curada. Um curso de antibióticos geralmente deve ser tomado por seis meses. Vários antibióticos diferentes são usados ​​porque algumas formas de Tuberculose são resistentes a certos antibióticos.
Se você estiver infectado com uma forma resistente à droga, é possível que seja necessário tratamento com seis ou mais medicamentos diferentes.

Se você é diagnosticado com Tuberculose pulmonar, você estará contagioso por cerca de duas a três semanas em seu curso de tratamento. Normalmente, você não precisa estar isolado durante este período, mas é importante tomar algumas precauções básicas para impedir que a infecção se espalhe para sua família e amigos. Você deve:

  • Ficar longe do trabalho, da escola ou da faculdade até que sua equipe de tratamento da Tuberculose aconselha que seja seguro retornar;
  • Sempre cobrir sua boca quando tossir, espirrar ou rir;
  • Descarte cuidadosamente qualquer tecido usado em uma bolsa de plástico selada;
  • Abra as janelas quando possível para garantir um bom suprimento de ar fresco nas áreas onde você gasta tempo;
  • Evite dormir na mesma sala que outras pessoas;

Se você estiver em contato com alguém que tenha Tuberculose, você pode ter testes para verificar se você também está infectado. Estes podem incluir uma radiografia de tórax , exames de sangue e um teste cutâneo chamado teste de Mantoux.

Sair da versão mobile