Remédios caseiros para tratar erupção cutânea: como fazer, receitas e dicas
As erupções cutâneas são caracterizadas pela pele vermelha e com coceira acompanhada de pequenos caroços ou alterações na cor da pele. Eles podem ocorrer em qualquer parte do corpo. As erupções cutâneas estão associadas a problemas como eczema, psoríase, alergias, picadas de insetos, acne, transpiração excessiva ou contato com plantas como hera venenosa. Eles também podem ser causados pelo uso de sabões, detergentes ou shampoos que não se adaptam à pele.
Remédios Caseiros Para Tratar Erupção Cutânea:
Azeite de Oliva: Este é um dos melhores remédios caseiros para tratar erupção cutânea. Além disso, o azeite de oliva funciona como um creme hidratante para sua pele, facilita a cura e favorece a renovação da pele, pois é rico em Vitamina E e antioxidantes. Também alivia a pele e reduz a coceira.
- Esfregue o azeite de oliva na área afetada até que fique completamente curado.
- Outra opção é preparar uma mistura com um pouco de pó de açafrão e azeite de oliva e aplicá-lo duas vezes ao dia na área afetada. Aplique por alguns dias até notar resultados.
- O azeite de oliva, o óleo de mamona e o óleo de coco ajuda na cura das erupções cutâneas.
Bicarbonato de Sódio: Ajuda a erupções secas, alivia a coceira e a inflamação.
- Adicione um pouco de bicarbonato de sódio em água. Aplique a mistura na área afetada, deixe agindo por alguns minutos e enxágue. Repita isso uma vez por dia durante vários dias.
- Outra opção é misturar o bicarbonato de sódio com um pouco de óleo de coco para fazer uma pasta e aplicar na erupção cutânea. Deixe por cinco minutos e enxágue. Repita isso uma ou duas vezes por dia até notar melhorias.
- Não deixe o bicarbonato de sódio por mais de cinco minutos em sua pele pois pode irritá-lo mais.
Aveia: A Aveia é uma boa opção de remédios caseiros para tratar erupção cutânea. Além disso, a Aveia possui propriedades calmantes e anti-inflamatórias que ajudam na cura das erupções cutâneas causadas por hera venenosa, eczema, queimaduras solares, varíola e alergias.
- Molhe a Aveia para fazer uma farinha, misture um copo desta farinha na banheira com água quente e se banhe por 15 ou 20 minutos. Faça isso todos os dias até que a erupção cutânea desapareça.
- Outra opção é fazer uma mistura de quantidades iguais de Aveia e Iogurte, adicionar um pouco de Mel e aplicar na área afetada por meia hora. Enxágue e aplique todos os dias até notar melhorias.
Aloe Vera: A aloe vera é um excelente remédios caseiros para tratar erupção cutânea. Além disso, ela cura, amacia a pele, alivia a coceira e reduz a vermelhidão.
- Extraia o gel fresco de aloe vera e aplique na área afetada. Deixe por 20 minutos e enxágue. Repita esse procedimento três vezes por dia até a erupção cutânea desaparecer.
Compressas a Frio: As compressas a frio são úteis para remover erupções cutâneas causadas por insetos, hera venenosa e herpes zoster.
- Coloque cubos de gelo em uma bolsa de plástico e aplique na área afetada por alguns minutos. Repita esse processo várias vezes ao dia.
- Outra opção é pegar um pano limpo, molhá-lo em água fria e aplicar na erupção por 10 minutos.
Não coloque o gelo diretamente em sua pele.
Vinagre de Maçã:
- Molhe uma bola de algodão em vinagre de maçã e aplique-o na área afetada. Deixe por alguns minutos e remova o algodão. Faça isso várias vezes ao dia até que a erupção cutânea seja eliminada.
- Caso o vinagre de maçã lhe irrite, dilua-o em água antes de aplicá-lo.
Camomila: A camomila é um dos melhores remédios caseiros para tratar erupção cutânea. Acalma a pele, alivia a coceira, reduz a inflamação e acelera a cicatrização.
- Mergulhe um pano limpo no Chá de Camomila e aplique sobre a área afetada como uma compressa. Deixe por 15 ou 20 minutos. Faça isso duas ou três vezes por dia até notar resultados.
- Você também pode usar óleo de camomila diluído em duas colheres de sopa de algum óleo. Aplique duas vezes ao dia na erupção cutânea até eliminá-la.
Calêndula: É uma excelente erva para aliviar irritações da pele, erupções cutâneas, eczema, pele seca e contusões.
- Aplique o óleo do calêndula na área afetada e deixe agindo por algumas horas. Faça isso duas vezes por dia até a erupção cutânea ser eliminada.
- Você também pode aplicar creme de calêndula até que a erupção cutânea desapareça.
Coentro: O Coentro é uma boa opção de remédios caseiros para tratar erupção cutânea. Além disso, o Coentro é considerado um remédio ayurvédico eficaz para erupções cutâneas e coceira.
- Aplique uma pasta de Coentro na área afetada. Deixe por meia hora e lave. Faça isso uma ou duas vezes por dia durante alguns dias.
- Ferva uma colher de chá de sementes de Coentro em um copo de água. Tome este chá uma vez por dia por alguns dias até que a erupção cutânea se cure completamente.
- Você também pode tomar uma xícara de suco de coentro fresco enquanto tem a erupção cutânea.
Além desses remédios caseiros, evite a exposição à luz solar direta e limpe a pele com água morna e um sabão natural. Não se coce para evitar o agravamento do problema.