Cientificamente chamado Solanum lycopersicum, o Tomate se originou nas Américas Central e do Sul. Ele vem em numerosas variedades que são cultivadas em climas temperados em várias partes do mundo. O Tomate é excepcionalmente benéficos para a pessoas que desejam perder peso e manter seus níveis de pressão arterial. Eles também ajudam a melhorar a visão e ajudar no gerenciamento de diabetes. Mais importante ainda, eles podem ser benéficos para as mulheres grávidas. Apesar de ser comumente confundido como uma verdura, vegetal ou legume, o Tomate é, na verdade, um fruto. Dentre as suas principais características estão o seu formato arredondado e sua cor avermelhada e, por isso, ele é muito utilizado também para deixar as refeições mais coloridas.
Valor nutricional do Tomate:
Eles contêm uma boa quantidade de vitaminas A, C e K, folato e potássio, junto com a tiamina, niacina, vitamina B6, magnésio, fósforo e cobre, os quais são necessários para manter a boa saúde. A melhor parte é que o Tomate é naturalmente de baixos teor de sódio, gordura saturada, colesterol e calorias. Eles vão bem em saladas e sanduíches, como molho para vegetais e em sopas. Então, confira Os 12 Benefícios do Tomate Para Saúde:
Benefícios do Tomate:
Benefícios do Tomate Para Saúde do Coração: O Tomate ajuda a diminuir o risco de ter derrames cerebrais, além de prevenir doenças cardiovasculares. Muitos estudos feitos a respeito do Tomate apontaram que seu consumo frequente reduz notavelmente o mau colesterol, impedindo que as artérias entupam.
Benefícios do Tomate Para Prevenir o Câncer: O Tomate é um alimento rico em licopeno, substância que pode prevenir alguns tipos de câncer, entre eles: câncer de cólon, o câncer de mama e o de próstata. O benefício do Tomate sobre o câncer é tão efetivo que algumas pessoas que padeceram da doença (os tipos indicados acima), reagiram muito bem ao consumo frequente deste alimento.
Benefícios do Tomate Para Saúde dos Diabéticos: Muitos especialistas em alimentação e diabetes confirmam que o consumo de quantidades suficientes de Tomate poderia mudar o comportamento bioquímico em uma pessoa, afirmando, dessa maneira, que o Tomate pode eliminar quimicamente o diabetes. Isso podia beneficiar muitas pessoas ao redor do mundo, já que o diabetes é uma doença, que a cada dia, afeta um maior número de pessoas.
Benefícios do Tomate Para Sistema Imunológico: O Tomate contém uma boa quantidade de vitamina C, muito importante para reforçar as funções do sistema imunológico. Ao consumir este alimento você pode sentir muita energia e vitalidade. Outro grande benefício do Tomate é que ele pode ajudar na perda de peso, pois tem a propriedade de queimar gorduras no organismo. Por isso, não pode faltar na alimentação diária de toda a família.
Benefícios do Tomate Como Antioxidantes: O Tomate é um alimento carregado com uma poderosa bateria de antioxidantes. Dentre esses, os mais importantes são os quatro principais carotenoides: alfacaroteno, betacaroteno, luteína e licopeno. Esses quatro antioxidantes trabalham em sinergia uns com os outros, de modo que a presença dos quatro torna o Tomate um antioxidante poderosíssimo.
Benefícios do Tomate Para Perda de Peso: Um Tomate médio possui aproximadamente 20 calorias. Esse valor, baixíssimo se considerado o tamanho dos Tomate, já o torna um dos alimentos mais apropriados para promover a perda de peso. De fato, muitas dietas são planejadas com grandes quantidades de Tomate, uma vez que consumir mais desse alimento volumoso e de baixo nível energético diminui o consumo de outros alimentos, em geral bem mais calóricos. O ideal para esse objetivo é comer o Tomate antes de cada refeição.
Benefícios do Tomate Por Ser Rico em Vitaminas e Minerais: O Tomate são dotados de uma grande variedade e concentração de vitaminas e minerais. Suas propriedades destacam-se pelos altos volumes de vitamina A e de vitamina C, responsáveis por muitos benefícios do Tomate à saúde, como o combate aos radicais livres e o aumento da imunidade.
Benefícios do Tomate Para Prevenir a Hipertensão: O sucesso do Tomate na dieta mediterrânea não é sem motivo. As altas concentrações de potássio do Tomate o tornam um poderoso alimento na prevenção da hipertensão, uma vez que esse mineral atua em favor da dilatação dos vasos sanguíneos. Incluir níveis saudáveis de potássio na dieta é, sem dúvida, uma alteração extremamente benéfica para o controle ou redução dos níveis de pressão arterial, configurando-se mais um dos benefícios do Tomate.
Benefícios do Tomate Para Saúde Cardiovasculares: O consumo regular de Tomate tem sido cada vez mais relacionado à redução dos níveis de colesterol LDL (o colesterol “mau”) e nos níveis de triglicerídeos. Uma vez que esses elementos têm um papel importantíssimo no desenvolvimento de doenças cardiovasculares, o Tomate demonstra de modo definitivo suas propriedades para a prevenção dessas doenças.
Benefícios do Tomate Para Saúde da Pele, Dentes e Cabelos: Os benefícios do Tomate para a estética são diretamente influentes sobre a saúde da pele, dos dentes e do cabelo. Seus benefícios para a saúde dessas partes do corpo humano fizeram do Tomate uma das principais matérias-primas para produtos estéticos, sobretudo os destinados a combater os efeitos do envelhecimento. Além disso, uma vez que a pele e o cabelo são extremamente sensíveis a deficiências nutricionais, o consumo regular de tomates é um meio extremamente eficaz de mantê-los em boa aparência e, sobretudo, saudáveis.
Benefícios do Tomate Para Crescimento de Massa Muscular: Os benefícios do Tomate para o aumento da massa muscular estão sendo cada vez mais claramente expostos pela ciência. O equilíbrio nutricional para que serve o Tomate é necessário para o crescimento da massa muscular, que também é estimulado diretamente pelo Tomate.
Benefícios do Tomate Como Anti-Inflamatória: A capacidade do Tomate de diminuir as inflamações no corpo é uma de suas principais propriedades para a prevenção de doenças crônicas. A ação anti-inflamatória se dá pela redução dos níveis da proteína TNF-Alpha, cujos altos níveis são relacionados a doenças crônicas e degenerativas como o mal de Alzheimer, o câncer, a osteoporose e diversas doenças cardiovasculares.