Os 8 tipos de tumores cerebrais primários que todos precisam saber
Os Tumores Cerebrais primários se originam no próprio cérebro ou nos tecidos próximos, como nas membranas de cobertura cerebral (meninges), nervos cranianos, glândula pituitária ou glândula pineal. Os Tumores Cerebrais primários começam quando células normais adquirem erros (mutações) em seu DNA. Essas mutações permitem que as células cresçam e se dividem em taxas aumentadas e continuem vivendo quando células saudáveis morreriam. O resultado é uma massa de células anormais, que forma um tumor. Os Tumores Cerebrais primários são muito menos comuns do que os Tumores Cerebrais secundários, nos quais o câncer começa em outro lugar e se espalha para o cérebro.
Tipos de Tumores Cerebrais Primários:
Existem muitos tipos diferentes de Tumores Cerebrais primários. Cada um recebe o nome do tipo de células envolvidas. Exemplos incluem:
- Gliomas. Estes tumores começam no cérebro ou na medula espinhal e incluem astrocitomas, ependimoma, glioblastomas, oligoastrocitomas e oligodendrogliomas.
- Meningiomas. Um meningioma é um tumor que surge das membranas que cercam seu cérebro e medula espinhal (meninges). A maioria dos meningiomas não é cancerígena.
- Neuromas acústicos (schwannomas). Estes são tumores benignos que se desenvolvem nos nervos que controlam o equilíbrio ea audição que conduz de sua orelha interna ao seu cérebro.
- Adenomas Pituitários. Estes são principalmente tumores benignos que se desenvolvem na glândula pituitária na base do cérebro. Esses tumores podem afetar os hormônios pituitários com efeitos em todo o corpo.
- Medulloblastomas. Estes são os Tumores Cerebrais cancerígenos mais comuns em crianças. Um meduloblastoma começa na parte inferior das costas do cérebro e tende a se espalhar pelo líquido da coluna vertebral. Estes tumores são menos comuns em adultos, mas ocorrem.
- PNETs. Os tumores neuroectodérmicos primitivos (PNETs) são raros, tumores cancerosos que começam em células embrionárias (fetais) no cérebro. Eles podem ocorrer em qualquer parte do cérebro.
- Tumores de células germinativas. Os tumores de células germinativas podem se desenvolver durante a infância, onde os testículos ou ovários se formarão. Mas às vezes os tumores de células germinativas se deslocam para outras partes do corpo, como o cérebro.
- Craniopharyngioma. Estes tumores raros e não cancerosos começam perto da glândula pituitária do cérebro, que secreta hormônios que controlam muitas funções corporais. À medida que o craniofaringioma cresce lentamente, pode afetar a glândula pituitária e outras estruturas próximas ao cérebro.
Os Tumores Cerebrais secundários (metastáticos) são tumores que resultam de câncer que começa em outro lugar do seu corpo e, em seguida, se espalha (metástase) para o seu cérebro. Os Tumores Cerebrais secundários ocorrem com mais freqüência em pessoas com história de câncer. Mas em casos raros, um tumor cerebral metastático pode ser o primeiro sinal de câncer que começou em outros lugares do seu corpo. Os Tumores Cerebrais secundários são muito mais comuns do que os Tumores Cerebrais primários. Qualquer câncer pode se espalhar para o cérebro, mas os tipos mais comuns incluem:
- Câncer de mama
- Câncer de colo
- Câncer de rins
- Câncer de pulmão
- Melanoma