A insuficiência respiratória é a incapacidade de conseguir respirar sozinho, impossibilitando as trocas gasosas normais e causando o surgimento de sintomas como intensa falta de ar e cor azulada nos dedos ou rosto. A insuficiência respiratória é uma condição na qual oxigênio não passa dos pulmões para o sangue em quantidades suficientes. Os órgãos do corpo, como coração e cérebro, precisam de sangue rico em oxigênio para funcionar bem.
Insuficiência respiratória também pode ocorrer se os pulmões não conseguirem remover apropriadamente dióxido de carbono do sangue . Muito dióxido de carbono no sangue pode danificar os órgãos do corpo. Ambos problemas – pouco nível de oxigênio no sangue ou alto de dióxido de carbono – podem ocorrer ao mesmo tempo.
Existe 2 Tipos de Insuficiência Respiratória que incluem:
Tipos de Insuficiência Respiratória:
Insuficiência Respiratória Aguda: surge repentinamente devido a obstrução das vias respiratórias, acidentes de trânsito, abuso de drogas ou AVC, por exemplo;
Insuficiência Respiratória Crônica: surge ao longo do tempo devido a outras doenças crônicas como insuficiência cardíaca ou DPOC, impedindo a realização de atividades diárias, como subir escadas, sem sentir falta de ar.
Sintomas da Insuficiência Respiratória: Os sinais e sintomas da insuficiência respiratória dependem do tipo de insuficiência e incluem:
Insuficiência Respiratória Aguda:
- Dificuldade intensa para respirar;
- Rosto, unhas e pele arroxeada;
- Confusão mental;
- Irritabilidade/sonolência.
Insuficiência Respiratória Crônica:
- Falta de ar ao caminhar ou subir escadas, por exemplo;
- Cansaço excessivo;
- Aumento da frequência respiratória;
- Aumento da frequência cardíaca;
Os sinais e sintomas da insuficiência respiratória dependem da causa por trás dele e níveis de oxigênio e dióxido de carbono no sangue . Baixo nível de oxigênio no sangue pode ocasionar falta de ar, a sensação de que não consegue inalar o suficiente. Se o nível de oxigênio estiver muito baixo, a pele, lábios e unhas podem ficar azulados. Alto nível de dióxido de carbono no sangue pode ocasionar respiração rápida e confusão.
Algumas pessoas que têm insuficiência respiratória podem ficar muito sonolentas ou perder a consciência. Elas também podem desenvolver arritmias cardíacas. Esses sintomas podem ocorrer se o cérebro e coração não estiverem recebendo oxigênio suficiente.
Tratamento para Insuficiência Respiratória:
A insuficiência respiratória tem cura quando o tratamento é iniciado imediatamente no hospital e, por isso, é importante ir ao pronto-socorro quando surgem sinais de falta ar. Além, nos pacientes crônicos, a insuficiência respiratória pode ser evitada com o tratamento da doença.
Tratamento para Insuficiência Respiratória Aguda: deve ser feito o mais rápido possível no hospital por um pneumologista e, por isso, é importante ir imediatamente ao pronto-socorro ou chamar uma ambulância, ligando para o 192, sempre que surgem sinais de dificuldade para respirar. Normalmente, para fazer o tratamento da insuficiência respiratória é preciso receber remédios broncodilatadores diretamente na veia, como Carbocisteína ou Acebrofilina, e receber oxigênio por máscara.
Tratamento para Insuficiência Respiratória Crônica: No entanto, nos casos de o tratamento de Insuficiência Respiratória Crônica deve ser feito diariamente com remédios para tratar o problema de base, que pode ser insuficiência cardíaca por exemplo, e evitar o surgimento de sintomas, como falta de ar intensa, que coloquem em perigo a vida do paciente