Siringoma: o que é, quais as causas, principais sintomas e tratamentos
Os Siringomas são tumores de duto de suor inofensivos. Eles são mais frequentemente encontrados em cachos nas pálpebras, mas também podem surgir em outras partes do rosto, nas axilas, umbigo, tórax e vulva.
O Siringoma é uma colisão não cancerígena (benigna), geralmente encontrada nas bochechas superiores e nas pálpebras inferiores de adultos jovens. Siringomas são completamente inofensivos e são causados pelo crescimento excessivo de células de glândulas sudoríparas.
As mulheres são mais propensas a desenvolver Siringomas do que os homens. E, embora os indivíduos com Siringomas normalmente desejam que sejam removidos, essas batidas não cancerosas não são fatais. Muitas pessoas confundem o Siringoma com acne.
E muitos pensam que os choques brancos e amarelos que aparecem em seus rostos são o resultado da acne, eles tentam tratar a condição com medicamentos de acne sem receita médica. Na realidade, os Siringomas são apenas tumores pequenos, benignos, que costumam aparecer perto das glândulas sudoríparas faciais.
Siringomas podem aparecer em uma pessoa de qualquer idade, mas são relativamente incomuns em crianças. Além disso, eles podem existir em pessoas de todas as raças. Há evidências de que os Siringomas correm em famílias, por isso acredita-se que a genética desempenha um papel na questão de saber se uma pessoa irá ou não desenvolvê-las. Então, confira mais sobre o Siringoma – O que é, Causas, Sintomas e Tratamentos:
Causas do Siringoma:
O motivo exato pelo qual os Siringomas se desenvolvem ainda não é entendido. Existem algumas pessoas que são definitivamente mais propensas à condição do que outras indicando um link genético. Outras possíveis causas de Siringoma incluem:
- As mulheres são mais propensas a ter Siringomas do que os homens em todas as faixas etárias;
- As raças asiáticas ou afro-americanas são mais vulneráveis aos Siringomas do que outras raças;
- As condições médicas subjacentes, como síndrome de Down, diabetes e síndrome de Ehler-Danlos, aumentam o risco de desenvolver Siringomas;
- Suor excessivo ou glândulas écrinas;
- Puberdade e desequilíbrio hormonal.
Sinais e Sintomas do Siringoma:
Os sinais e sintomas do Siringoma podem incluir:
- O Siringoma normalmente ocorre como um único nódulo levantado na pele. Pode variar em tamanho de alguns milímetros a um centímetro;
- Se os nódulos ocorrem de repente em todo o corpo, é chamado de Siringoma Eruptivo;
- Estes nódulos podem ocorrer em todo o corpo, embora as áreas comuns incluam a cabeça e o pescoço (ao redor dos olhos e bochecha superior), do tórax e da vulva;
- O nódulo geralmente é indolor e sem coceira. Eles são principalmente bem demarcados e firmes para tocar;
- A pele sobre os nódulos pode ter uma descoloração avermelhada.
Tratamento Para Siringoma:
O tratamento do Siringoma pode envolver o seguinte:
- Na maioria dos casos, o Siringoma é removido para confirmar o diagnóstico e eliminar a possibilidade de outros tumores de pele maligno;
- A cauterização (queima) do tumor pode ser realizada usando um laser de CO2;
- Na maioria dos casos, a remoção do nódulo não é necessária, a menos que provoque sinais e sintomas incômodos, como problemas cosméticos;
- O tratamento é uma excisão cirúrgica completa, que resulta em uma cura;
- Uma vez que o tumor é completamente removido, geralmente não se repete. Uma remoção incompleta pode resultar em uma recorrência.
Não é aconselhável tentar remover seus próprios Siringomas espremendo-os ou tratando-os com medicamentos prescritos por conta própria. Se você acredita que tem Siringomas, certifique-se de marcar uma consulta com seu dermatologista.
Você pode tratar seus Siringomas com medicação tópica, mas outros métodos de tratamento são muitas vezes mais eficazes. Antes de chegar a um plano de tratamento, seu dermatologista deve primeiro diagnosticar sua condição.
Isso pode ser realizado por um exame visual, mas pode exigir uma biópsia de pele – o que envolve a adula na área e a remoção de um pequeno pedaço de pele que será enviado para um laboratório para um exame mais aprofundado.
Dicas para Prevenir o Siringoma:
Não existe uma maneira definitiva de prevenir o Siringoma. No máximo, você pode monitorar sua pele regularmente e consultar um dermatologista no primeiro sinal de Siringoma.
Fatores como exposição ao sol e erupções cutâneas alérgicas podem agravar a pele e levar a um surto de Siringoma. Para combater isso, você sempre deve usar protetor solar ao pisar ao ar livre para proteger sua pele de qualquer dano solar. Outras medidas preventivas gerais incluem:
- O exercício regular pode ajudar a aumentar seu metabolismo e melhorar a saúde geral;
- Nunca risque ou esprema o Siringoma, pois isso pode cicatrizar e ferir a pele;
- Evite cigarro e álcool;
- Tenha uma dieta saudável e equilibrada, cheia de alimentos ricos em vitaminas e antioxidantes para garantir uma boa saúde da pele;
- Mantenha altos níveis de higiene e cuidados com a pele, mas mantenha-se longe de produtos que contenham produtos químicos e aditivos que podem prejudicar a pele ainda mais;
- Mantenha uma verificação da sua pressão arterial e açúcar no sangue.