A Sinusite Fúngica é um tipo de sinusite que ocorre quando fungos se alojam na cavidade nasal formando uma massa fúngica. Esta doença é caracterizada por uma inflamação que pode causar graves lesões nas mucosas nasais dos indivíduos. A sinusite fúngica é mais freqüente em áreas com o clima quente e úmido. Indivíduos com deficiências no sistema imunológico têm maiores probabilidades de desenvolverem esta doença, pois seu organismo é susceptível à proliferação de fungos e bactérias. Então, confira Sinusite Fúngica – O que é, Causas, Sintomas e Tratamentos.
Sintomas da Sinusite Fúngica:
Os principais sintomas da sinusite fúngica são:
- Calcificação dos seios da face;
- Secreção purulenta;
- Dor na face;
- Obstruções nasais;
- Dor de cabeça;
- Congestão nasal;
- Dificuldade para respirar;
- Diminuição da capacidade olfatória;
- Coriza constante;
- Sensação de queimação na garganta;
- Mau hálito;
- Fadiga;
- Falta de apetite;
- Perda de peso.
Causas da Sinusite Fúngica:
A sinusite fúngica provoca dificuldades de respiração e dor na face, podendo também ser causada pelo uso prolongado de antibióticos ou de corticosteróides sistêmico. A sinusite fúngica pode ser causada pelos seguintes Fungos : Leveduras: Fungos que causam a rinosporidiose e candidíase; Hifas: Fungos que causam aspergilose e mucormicose. A sinusite tanto pode ser causada por agentes infecciosos, como bactérias, Fungos e vírus, quanto por fatores alérgicos. Poeira, choque térmico e cheiros ativos são listados como desencadeadores da rinopatia alérgica.
Exposição a determinados agentes químicos e alterações na anatomia nasal ou dos seios da face fazem parte do outro grupo de responsáveis pela sinusite. Há ainda, casos mais raros que levam à sinusite, como a presença de um tumor.
Tratamento para Sinusite Fúngica:
O tratamento para sinusite fúngica é cirúrgico, consistindo na correção de todas as alterações nasais que se formaram como desvio de septo e hipertrofias e na remoção da massa fúngica. Medicamentos anti-fúngicos são utilizados como complemento, principalmente se houve o comprometimento das vias aéreas inferiores. Além disso, para o alivio dos sintomas pode também ser usados alguns remédios caseiros como as nebulizações com óleo essencial de eucalipto.
Diagnóstico da Sinusite Fúngica:
O diagnóstico da sinusite fúngica é feito através da analise dos sintomas, da história clinica do paciente e de exames complementares. Os exames incluem videonasofibroscobia e tomografia computadorizada, que permitem verificar a presença de massas fúngicas no interior dos seios nasais.