Doenças e Tratamentos

Principais sintomas do Otosclerose: o que é, quais as causas e tratamentos

Por Alan Costa, em 26/07/2017 (atualizado em 11/11/2021)
otosclerose

A Otosclerose é uma condição em que há crescimento anormal do osso dentro da orelha. É uma causa bastante comum de perda de audição em adultos jovens. Existem três pequenos ossos profundamente na orelha, que vibram quando as ondas de som entram. Eles transmitem ondas sonoras para a cóclea (orelha interna), que as converte em sinais que são enviados para o cérebro. Na Otosclerose, o estribo (osso do “estribo”) começa a se fundir com o osso circundante, eventualmente tornando-se fixo para não poder se mover. Isso significa que o som não é mais transmitido para o ouvido interno eficientemente.

Causas do Otosclerose: 

A causa exata da Otosclerose não está clara e não se sabe se você pode fazer qualquer coisa para evitar isso. Muitos casos parecem correr em famílias e pensa-se que podem ser o resultado de herdar um gene defeituoso de um pai. A condição pode ocasionalmente piorar mais rapidamente durante a gravidez, o que pode significar que as mudanças nos níveis hormonais às vezes desempenham um papel.

Sintomas do Otosclerose

A maioria das pessoas com Otosclerose observa problemas de audição em seus 20 ou 30 anos. Um ou ambos os ouvidos podem ser afetados. Os sintomas da Otosclerose incluem:

  • Perda auditiva que piora gradualmente ao longo do tempo
  • Dificuldade em ouvir sons baixos e profundos e sussurros
  • Falando silenciosamente porque sua voz soa alto para você
  • Achando mais fácil ouvir quando há ruído de fundo (ao contrário de muitos outros tipos de perda auditiva)
  • Tinnitus (sons auditivos como zumbido ou zumbido que vem do interior do seu corpo)
  • Tonturas – embora isso seja raro

Os sintomas da Otosclerose podem ser difíceis de distinguir de outras causas de perda auditiva.

Quando Obter Conselhos Médicos:

 Consulte o seu médico de família se estiver preocupado com sua audiência. Eles vão perguntar sobre seus sintomas, examinar seus ouvidos, levar sua história médica e fazer alguns testes de audição simples. Se o seu médico de cabimento suspeita de um problema, como a Otosclerose, você será encaminhado para um especialista em orelha, nariz e garganta (ENT) ou um audiologista (especialista em audição) em um hospital próximo. O especialista realizará mais testes de audição e possivelmente uma varredura de sua cabeça para ajudar a identificar o problema.

Tratamentos do Otosclerose:

 A Otosclerose geralmente pode ser tratado com sucesso com um aparelho auditivo ou cirurgia. Se sua perda de audição for muito leve, você não precisará de nenhum tratamento no início.

Sair da versão mobile