Principais Sintomas do Hipertireoidismo: o que é, quais as causas e tratamentos
O Hipertireoidismo é uma condição em que a glândula tireoidea é hiperativa e faz quantidades excessivas de hormônio da tireoide. A glândula tireoidea é um órgão localizado na frente do seu pescoço e libera hormônios que controlam seu metabolismo (como seu corpo usa energia), respiração, freqüência cardíaca, sistema nervoso, peso, temperatura corporal e muitas outras funções no corpo. Quando a glândula tireoide é hiperativa ( hiper tiroidite) processos do corpo acelerar e você pode experimentar nervosismo, ansiedade, taquicardia, tremor nas mãos, sudorese excessiva, perda de peso e problemas de sono, entre outros sintomas. O Hipertireoidismo tem uma série de causas e, felizmente, uma série de opções de tratamento. É importante que você fale com seu médico se você acha que pode ter sintomas de Hipertireoidismo.
Causas do Hipertireoidismo:
A glândula tireoide faz os hormônios tireoxina e triiodotironina que desempenham um papel importante na forma como seu corpo inteiro funciona. Se a glândula tireoide faz muito, isso é definido como Hipertireoidismo. A causa mais comum de Hipertireoidismo é a doença de Graves, doença auto-imune. Nessa desordem, o corpo faz um anticorpo (uma proteína produzida pelo organismo para proteger contra um vírus ou bactéria) chamado imunoglobulina estimulante da tireoide (ETI) que faz com que a glândula tireoide faça muito hormônio da tireoideia. A doença de Graves corre em famílias e é mais comum nas mulheres.
O Hipertireoidismo também pode ser causado por um bócio nodular ou multinodular tóxico , que são grumos ou nódulos na glândula tireoide que fazem com que a tireoide produza quantidades excessivas de hormônios tireoidianos. Além disso, a inflamação da glândula tireoidea – chamada tireoidite – resultante de um vírus ou um problema com o sistema imunológico pode causar sintomas de Hipertireoidismo temporariamente.
Além disso, algumas pessoas que consomem muito iodo (de alimentos ou suplementos) ou que tomam medicamentos que contenham iodo (como a amiodarona) podem causar a glândula tireoidea sobreproduzir hormônios tireoidianos. Algumas mulheres podem desenvolver Hipertireoidismo durante a gravidez ou no primeiro ano após o parto.
Sintomas do Hipertireoidismo:
Os sintomas do Hipertireoidismo incluem o seguinte:
- Fadiga ou fraqueza muscular
- Tremores nas mãos
- Mudanças de humor
- Nervosismo ou ansiedade
- Batimento cardíaco acelerado
- Palpitações cardíacas ou batimentos cardíacos irregulares
- Secura da pele
- Dificuldade em dormir
- Perda de peso
- Aumento da frequência de movimentos intestinais
- Períodos de luz ou períodos de falha.
Algumas pessoas podem desenvolver um bócio, que é uma glândula tireoideada alargada que se sente como um inchaço na frente do pescoço.
Tratamentos do Hipertireoidismo:
O Hipertireoidismo pode ser tratado com medicamentos antitireoidianos que interferem na produção de hormônios tireoidianos (principalmente o metimazol, o propiltiouracile agora é usado somente para as mulheres no primeiro trimestre da gravidez). Outra opção é a terapia de iodo radioativo para danificar as células que fazem hormônios tireoidianos.
Em casos raros em que as mulheres não respondem ou têm efeitos colaterais dessas terapias, a cirurgia para remover a tireoide (ou uma parte da glândula inteira) pode ser necessária. A escolha do tratamento dependerá da gravidade e causa subjacente de seus sintomas, sua idade, seja você gravidez, outras condições que você possa ter e os possíveis efeitos colaterais da medicação. Além desses tratamentos, seu médico também pode prescrever betabloqueadores para bloquear os efeitos dos hormônios tireoidianos em seu corpo. Por exemplo, os bloqueadores beta ajudam a diminuir o ritmo cardíaco rápido e a reduzir os tremores das mãos.