Principais Sintomas do Câncer Ósseo: causas, riscos e tratamentos
O Câncer Ósseo é um tumor maligno que surge das células que compõem os ossos do corpo. Isso também é conhecido como Câncer Ósseo primário. Quando o câncer é detectado nos ossos, ele se originou nos ossos (como no Câncer Ósseo primário) ou se espalhou pelo osso depois de terem originado em outro lugar (câncer que metástase ao osso). Na verdade, quando o câncer é detectado no osso, ele geralmente começou em outro órgão ou em outro lugar e depois se espalhou pelos ossos. Este câncer que tem metástase para o osso é nomeado para o site onde o câncer original começou (por exemplo, câncer de próstata metastático que se espalhou para o osso).
Existem outros tipos de câncer que podem começar no osso , mesmo que não sejam considerados Câncer Ósseo verdadeiro. O linfoma é um câncer das células que são responsáveis pela resposta imune do corpo. O linfoma geralmente começa nos gânglios linfáticos , mas às vezes começa na medula óssea. O mieloma múltiplo é outro câncer das células imunes que normalmente começa na medula óssea. Esses tumores não são considerados Câncer Ósseo primário porque eles não surgem das células ósseas reais.
Causas do Câncer Ósseo:
Não está claro o que causa a maioria do Câncer Ósseo. Os médicos sabem que o Câncer Ósseo começa como um erro no DNA de uma célula. O erro indica à célula que cresça e divida de forma descontrolada. Essas células continuam vivendo, em vez de morrerem em um horário fixo. As células mutantes acumuladas formam uma massa (tumor) que pode invadir estruturas próximas ou se espalhar para outras áreas do corpo.
Sintomas do Câncer Ósseo:
Sinais e sintomas de Câncer Ósseo incluem:
- Dor óssea
- Inchaço e ternura perto da área afetada
- Osso quebrado
- Fadiga
- Perda de peso não intencional
Faça uma consulta com o seu médico se você ou seu filho desenvolverem esses sinais e sintomas.
Fatores de Risco do Câncer Ósseo:
Não está claro o que causa Câncer Ósseo, mas os médicos descobriram que certos fatores estão associados a um risco aumentado, incluindo:
- Síndromes Genéticas Herdadas. Certas síndromes genéticas raras passadas por famílias aumentam o risco de Câncer Ósseo, incluindo a síndrome de Li-Fraumeni e retinoblastoma hereditário.
- Doença de Paget do Osso. Na maioria das vezes, ocorrem em adultos mais velhos, a doença de Paget do osso pode aumentar o risco de Câncer Ósseo se desenvolver mais tarde.
- Radioterapia para Vâncer. A exposição a grandes doses de radiação, como as administradas durante a terapia de radiação para câncer, aumenta o risco de Câncer Ósseo no futuro.