Sintomas do Câncer do Útero: quais as causas, quais os riscos e tratamentos
O Câncer do Útero (útero) é um câncer comum que afeta o sistema reprodutivo feminino. Também é chamado de câncer de uterina e câncer de endométrio. O sangramento vaginal anormal é o sintoma mais comum do câncer no útero. Se você passou pela menopausa , qualquer sangramento vaginal é considerado anormal. Se você ainda não passou pela menopausa, sangramento incomum pode incluir sangramento entre os seus períodos. Você deve ver o seu médico de família o mais rápido possível se você tiver algum sangramento vaginal incomum.
Causas do Câncer do Útero:
Não se sabe exatamente o que causa Câncer do Útero, mas certas coisas podem aumentar o risco de desenvolvê-lo. O Câncer do Útero começa com uma mudança (mutação) na estrutura do DNA nas células, o que pode afetar a forma como elas crescem. Isso significa que as células crescem e se reproduzem incontrolavelmente, produzindo um pedaço de tecido chamado tumor. Se não for tratado, o câncer pode crescer e se espalhar para outras partes do seu corpo, diretamente ou através do sangue e do sistema linfático.
Sintomas do Câncer do Útero:
O sintoma mais comum do Câncer do Útero é sangramento anormal da vagina, embora a maioria das pessoas com sangramento anormal não tenha câncer. O sangramento pode começar como um sangramento leve, acompanhado de uma descarga aquosa, que pode ficar mais pesada ao longo do tempo. A maioria das mulheres diagnosticadas com Câncer do Útero passou pela menopausa , então qualquer sangramento vaginal será incomum. Nas mulheres que não passaram pela menopausa, o sangramento vaginal incomum pode consistir em:
- Períodos mais pesados do que o habitual
- Sangramento vaginal entre períodos normais
Menos sintomas comuns incluem dor no abdômen inferior (barriga) e dor durante o sexo. Se o Câncer do Útero atingir um estágio mais avançado, pode causar sintomas adicionais. Esses incluem:
- Dor nas costas, pernas ou pelve
- Perda de apetite
- Cansaço
- Náusea
Quando Procurar Conselho Médico:
Se você tiver sangramento vaginal pós-menopausa , ou observe uma alteração no padrão normal do seu período, visite o seu médico de família. Apenas 1 em cada 10 casos de sangramento vaginal incomum após a menopausa são causados por Câncer do Útero, por isso é improvável que seus sintomas sejam causados por esta condição. No entanto, se você tiver sangramento vaginal incomum, é importante que a causa de seus sintomas seja investigada. O sangramento pode ser o resultado de uma série de outras condições de saúde potencialmente graves, tais como:
- Endometriose – onde o tecido que se comporta como o revestimento do útero é encontrado no exterior do útero
- Fibróides – crescimentos não cancerosos que podem se desenvolver dentro do útero
- Pólipos no forro do útero
Outros tipos de câncer ginecológico também podem causar sangramento vaginal incomum, particularmente câncer cervical. A cirurgia é o principal tratamento para o Câncer do Útero, embora diferentes métodos possam ser usados de acordo com suas circunstâncias pessoais.