Principais Sintomas do Câncer de Olho: quais as causas, riscos e tratamentos
O Câncer de Olho é o crescimento de células malignas nos tecidos do olho. Em adultos, a maioria dos cânceres oculares são tumores secundários que se espalham para o olho de outras partes do corpo (muitas vezes a mama, embora os cânceres dos pulmões, rins e glândulas prostáticas às vezes estejam envolvidos).
Estes tipos de câncer se espalham através da corrente sanguínea ou do sistema linfático. Dois tumores primários surgem nos olhos: retinoblastomas e melanomas. Entre as crianças, o retinoblastoma é o Câncer de Olho primário mais comum; Geralmente afeta crianças menores de cinco anos. O melanoma maligno do olho é encontrado com maior freqüência em adultos (a idade média no diagnóstico é de 60 a 65 anos).
Os sintomas podem não ser evidentes nos estágios iniciais de qualquer tipo de Câncer de Olho; Os tumores em crescimento podem, cada vez mais, causar dor e prejudicar a visão.
Os cânceres que se originam no olho podem se espalhar (metástase) fora do olho (o globo) para o nervo óptico, o cérebro ou o resto do corpo, de modo que o diagnóstico precoce e o tratamento são importantes.
O tratamento para Câncer de Olho visa destruir células cancerosas, aliviar os sintomas e preservar a visão o máximo possível. O tratamento para tumores oculares secundários também envolve o tratamento do câncer primário em outros lugares do corpo.
Tipos do Câncer de Olho:
Existem vários tipos diferentes de câncer que afetam os olhos, os tipos do Câncer de Olho inclui:
- Melanoma ocular
- Carcinoma de células escamosas
- Linfoma
- Retinoblastoma – um câncer de infância
O câncer também pode às vezes se desenvolver nos tecidos que cercam seu globo ocular ou se espalhar para o olho de outras partes do corpo, como os pulmões ou seios.
Causas do Câncer de Olho:
O Câncer de Olho ocorre quando as células produtoras de pigmento nos olhos se dividem e se multiplicam com muita rapidez. Isso produz um pedaço de tecido conhecido como tumor. Não está claro exatamente por que isso ocorre, mas os seguintes fatores podem aumentar o risco de acontecer:
- Cor mais clara dos olhos – se você tiver olhos azuis, cinza ou verdes, você tem um maior risco de desenvolver melanoma ocular em comparação com pessoas com olhos castanhos
- Pele branca ou pálida – o melanoma ocular afeta principalmente pessoas brancas e é mais comum naqueles com pele clara
- moles incomuns – se você tiver uma forma irregular ou invulgarmente colorido moles , você está mais em risco de desenvolver câncer de pele e melanoma ocular
- Uso de espreguiçadeiras – há algumas evidências que sugerem que expor-se a radiação ultravioleta (UV) de espreguiçadeiras, por exemplo, pode aumentar seu risco de melanoma ocular
- Exposição excessiva à luz solar – isso aumenta seu risco de câncer de pele e também pode ser um fator de risco para melanoma ocular
O risco de desenvolver Melanoma ocular também aumenta com a idade, com a maioria dos casos diagnosticados em pessoas na década de 50.
Sintomas do Câncer de Olho:
O Câncer de Olho nem sempre causa sintomas óbvios e só pode ser apanhado durante um exame de rotina no olho. Os sintomas do Câncer de Olho podem incluir:
- Sombras, flashes de luz ou linhas onduladas na sua visão
- Visão embaçada
- Um patch escuro no seu olho que está ficando maior
- Perda total ou total de visão
- Abaulamento de um olho
- Um nódulo na sua pálpebra ou nos seus olhos que está aumentando de tamanho
- Dor no olho ou ao redor, embora isso seja raro