A Verruga Genital é sintomas que surgem devido a mutações que ocorrem no vírus de uma DST (Doença Sexualmente Transmissível) contagiosa, que é o Papilomavírus Humano (HPV).
A contaminação ocorre através do contato da pele durante relações sexuais orais, genitais ou anais com um parceiro infectado. Indivíduos que fazem sexo sem proteção correm risco de contrair o vírus que causa a Verruga Genital. Não há cura conhecida, mas a Verruga Genital pode sumir sozinha, além de existir uma vacina para combater o vírus.
Causas e transmissão da Verruga Genital:
A Verruga Genital é causadas pelo vírus da família papilomavírus humano (HPV). Há cerca de 70 tipos. Nem todos são patogênicos, ou seja, causam doença. O HPV ataca as células da pele provocando a sua proliferação. Isso é conhecido como tumor. Dependendo do subtipo, vamos lidar com os chamados tumores benignos (Verruga Genital e anal), ou tumores malignos que podem evoluir para o câncer. O prognóstico é, portanto diferente.
Em geral, o HPV 6 e 11 são bastante responsáveis pela Verruga Genital, de baixo risco carcinogênico (capaz de se transformar em câncer), embora o risco ainda exista, a longo prazo. Os subtipos 6 e 11 são responsáveis por 90% da Verruga Genital. Seja cauteloso com o HPV 16, 18, 31, 33 e 35 que apresentam um risco cancerígeno elevado. Por isso, é importante começar os testes de triagem regularmente no ginecologista. Os tipos 16 e 18 respondem por 70% dos casos de câncer de colo de útero.
Transmissão da Verruga Genital:
O HPV é geralmente transmitido através do contato sexual de regiões infectadas com os órgãos genitais, caracterizando-se como uma DST (doença sexualmente transmissível). Pessoas imunodeprimidas por doenças ou medicamentos são mais vulneráveis ao vírus HPV e, portanto, mais fácil de desenvolverem Verruga Genital. Este também é o caso quando doenças genitais inflamatórias estão presentes (leucorréia).
Principais Sintomas de Verruga Genital:
Nas mulheres, as Verruga Genital pode crescer na vulva (área externa da vaginal), na área entre a vagina e o ânus, no canal anal e no colo do útero. Nos homens, elas podem ocorrer na ponta ou eixo do pênis, no escroto ou no ânus. A Verruga Genital também pode se desenvolver na boca ou na garganta de uma pessoa que teve contato sexual oral com uma pessoa infectada. Então confira agora Os 4 Principais Sintomas de Verruga Genital:
- Pequenos inchaços, cor de carne ou cinza, em sua área genital
- Várias Verruga Genital juntas que assumem uma forma de couve-flor
- Coceira ou desconforto em sua área genital
- Sangramento durante o sexo.
Muitas vezes, a Verruga Genital são tão pequenas e planas que não podem ser vistas a olho nu. Às vezes, porém, a Verruga Genital podem multiplicar-se em grandes aglomerados.
Tratamentos Para a Verruga Genital:
Existem vários tratamentos contra a Verruga Genital, alguns agem destruindo lentamente a Verruga Genital e outros fazem com que o próprio corpo ataque-as. O tratamento não necessariamente livra a pessoa do vírus HPV, algumas áreas aparentemente normais podem continuar infectadas pelo vírus, portanto mesmo após o tratamento é possível que a Verruga Genital volte em algumas semanas ou meses. Apesar de não existir tratamento que se livre do vírus completamente, geralmente o próprio organismo, através do sistema imune, expulsa o vírus em até 2 anos.
A maioria dos tratamentos são em forma de soluções, loções, géis ou cremes para uso externo, como a solução alcoólica de Podophyllum ou o creme de Imiquimode. Estes medicamentos devem ser usados com cuidado e somente com receita médica. Todos os medicamentos são utilizados 1 ou mais vezes por semana durante várias semanas, até que a Verruga Genital desapareçam.
Pessoas que não melhoram com tratamento medicamentoso ou que possui Verruga Genital muito grandes ou muita Verruga Genital pode removê-la através de cirurgia convencional (corta a Verruga Genital), crioterapia (utiliza químicos para congela a Verruga Genital), cauterização elétrica (utiliza eletricidade para queimar as verrugas) ou cirurgia a laser (utiliza luz para destruir as verrugas), cirurgia por ultrassom (utiliza ondas sonoras para quebrar e remover a Verruga Genital). Às vezes é possível que a Verruga Genital se curem sem tratamento. Note também, que o tratamento concomitante do parceiro sexual, deve ser feito.
Também é possível prevenir o aparecimento da Verruga Genital pela vacina Gardasil. Esta vacina foi desenvolvida para prevenir o câncer de colo de útero. A Verruga Genital e o câncer de colo de útero são causados por certos tipos de HPV, a vacina Gardasil, portanto, também pode prevenir a Verruga Genital. Informe o médico caso esteja grávida, pois existem tratamentos que são seguros para serem utilizados durante a gravidez, mas outros não.