Principais Sintomas de Câncer de Fígado: causas, riscos e tratamentos
O Câncer de Fígado consiste em tumores hepáticos malignos (crescimentos) no fígado ou sobre ele. O tipo mais comum de Câncer de Fígado é o carcinoma hepatocelular (ou hepatoma, ou HCC) e tende a afetar os machos mais do que as fêmeas. De acordo com o National Health Service (NHS), no Reino Unido, cerca de 1.500 pessoas no Reino Unido morrem de HCC por ano. A Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que a prevalência de Câncer de Fígado é de cerca de 30 casos por 100.000 pessoas em todo o mundo, sendo as taxas em partes da África e Ásia Oriental particularmente altas. Os especialistas dizem que as causas comuns de HCC são o consumo regular de álcool, o sexo desprotegido e a injeção de drogas com agulhas compartilhadas. Então, confira agora Os 10 Principais Sintomas de Câncer de Fígado:
Principais Sintomas de Câncer de Fígado:
Sinais e sintomas de Câncer de Fígado geralmente não aparecem até os estágios posteriores da doença, mas às vezes eles podem aparecer mais cedo. Se você vai ao seu médico quando você percebe os sintomas pela primeira vez, seu câncer pode ser diagnosticado anteriormente, quando o tratamento provavelmente será útil. Alguns dos sintomas mais comuns de Câncer de Fígado são:
- Perda de peso (sem tentar)
- Perda de apetite
- Sentindo-se muito cheio depois de uma pequena refeição
- Náusea ou vômito
- Um fígado alargado, sentiu como uma massa sob as costelas no lado direito
- Um bazo alargado, sentiu como uma massa sob as costelas no lado esquerdo
- Dor no abdômen ou perto do ombro direito
- Inchaço ou acumulação de líquido no abdômen
- Coceira
- Amarelo da pele e dos olhos (icterícia)
Alguns outros sintomas podem incluir febre, veias ampliadas na barriga que podem ser vistas através da pele e contusões ou sangramentos anormais. As pessoas que têm hepatite crônica ou cirrose podem sentir-se pior do que o habitual ou apenas ter mudanças nos resultados do teste de laboratório, como os níveis de alfa-fetoproteína (AFP). Alguns tumores hepáticos fazem hormônios que agem sobre outros órgãos que não o fígado. Esses hormônios podem causar:
- Níveis elevados de cálcio no sangue (hipercalcemia), que podem causar náuseas, confusão, constipação, fraqueza ou problemas musculares
- Baixos níveis de açúcar no sangue (hipoglicemia), que podem causar fadiga ou desmaios
- Aumento do peito (ginecomastia) e / ou encolhimento dos testículos nos homens
- Contas altas de glóbulos vermelhos (eritrocitose) que podem fazer com que alguém pareça vermelho e corado
- Níveis elevados de colesterol
Muitos dos sinais e sintomas do Câncer de Fígado também podem ser causados por outras condições, incluindo outros problemas hepáticos. Ainda assim, se você tiver algum desses problemas, é importante ver o seu médico de imediato para que a causa possa ser encontrada e tratada, se necessário.