Sintomas de Artrite Reativa: o que é, quais as causas, principais sintomas e tratamentos
A Artrite Reativa, também conhecida como síndrome de Reiter, é uma forma de artrite que afeta as articulações, os olhos, a uretra (o tubo que transporta a urina da bexiga para o exterior do corpo) e a pele. A doença é reconhecida por vários sintomas em diferentes órgãos do corpo que podem ou não aparecer ao mesmo tempo. Pode ocorrer de forma rápida e severa ou mais devagar, com remédios ou recorrências repentinas. A Artrite Reativa afeta principalmente homens sexualmente ativos entre as idades de 20 e 40. Aqueles com HIV (vírus da imunodeficiência humana) estão em um risco particularmente alto.
Causas de Artrite Reativa:
A infecção bacteriana do trato urinário ou dos intestinos é a causa mais comum de Artrite Reativa. A bactéria mais comum associada à Artrite Reativa é clamídia trachomatis (que é responsável por infecções por clamídia ). Esta bactéria geralmente se espalha através do contato sexual. As bactérias que causam intoxicação alimentar também podem produzir sintomas de Artrite Reativa. Exemplos dessas bactérias incluem Shigella e Salmonella.
A genética pode ser um fator para desenvolver ou não a Artrite Reativa. As pessoas que têm o gene HLA B27 são mais propensas a desenvolver Artrite Reativa. No entanto, nem todos com o gene HLA B27 desenvolverão Artrite Reativa se receberem uma infecção.
Sintomas de Artrite Reativa:
Os primeiros sintomas de Artrite Reativa são micção dolorosa e uma descarga do pênis se houver inflamação da uretra. A diarreia pode ocorrer se os intestinos forem afetados. Isto é seguido por artrite quatro a 28 dias depois, que geralmente afeta os dedos das mãos, dedos dos pés, tornozelos, ancas e joelho . Normalmente, apenas uma ou algumas dessas articulações podem ser afetadas ao mesmo tempo. Outros sintomas incluem:
- Úlceras na boca
- Inflamação do olho
- Keratoderma blennorrhagica (manchas de pele escamosa nas palmeiras, solas, tronco ou couro cabeludo)
- Dor e rigidez
- Problemas urinários
- Inflamação de tecido macio onde entra no osso (entesite)
- Dor nas costas do envolvimento articular sacroilíaco (SI)
- Dor por inflamação dos ligamentos e tendões nos locais de sua inserção no osso ( entesite )
- Dedos inchados ou dedos
- Problemas de pele
Diagnóstico de Artrite Reativa:
O diagnóstico de Artrite Reativa pode ser complicado pelo fato de que os sintomas frequentemente ocorrem várias semanas de intervalo. Um médico pode diagnosticar Artrite Reativa quando a artrite do paciente ocorre junto ou logo após a inflamação do olho e do trato urinário e dura um mês ou mais.
Tratamentos de Artrite Reativa:
As infecções bacterianas , como a clamídia, precisarão ser tratadas com antibióticos . A inflamação das articulações da Artrite Reativa geralmente é tratada com anti-inflamatórios não esteroides (AINEs) , como o naproxeno , a aspirina ou o ibuprofeno . Erupções cutâneas e inflamação ocular podem ser tratadas com esteroides. Aqueles com doença crônica podem ser prescritos outros medicamentos , incluindo metotrexato . Pacientes com artrite crônica também podem ser encaminhados para um fisioterapeuta e podem ser aconselhados a exercitar-se regularmente.