Principais Sintomas da Dermatite: quais as causas, riscos e tratamentos
A Dermatite é uma doença inflamatória da pele que gera vermelhidão, coceira e bolhas, e que não é transmitida por contato direto ou por objetos de uso pessoal. Ela pode surgir em qualquer idade e também pode atingir qualquer parte do corpo. A doença tem cura e depende muito do tipo e da causa, mas, na maioria dos casos, o tratamento é com base em remédios e cremes prescritos por um dermatologista.
A Dermatite é uma tipo de eczema e, por isso, pode ser confundida com outras doenças de pele como Dermatite de contato ou psoríase. Portanto, fique atento aos sintomas para a identificação da doença correta e para você entender como tratá-la. O melhor a fazer é buscar um médico que realizará os exames necessários para o diagnóstico e fará as orientações corretas.
A Dermatite geralmente ocorre em áreas do corpo que foram diretamente expostas – por exemplo, um brinco que desencadeia alergia na orelha. Mas algumas reações não se correlacionam exatamente com áreas de contato direto. Por exemplo, você pode aplicar uma loção por todo o seu rosto e apenas algumas áreas sofrerem reação.
Se você desenvolveu sensibilidade a algum agente alérgeno, pode ser que na próxima vez que você entre em contato com ele tenha uma reação nas mesmas afetadas pela exposição original ou então em mais partes do corpo.
Outra curiosidade é que quando a dermatite acontece por causa de uma exposição primária é porque a lesão é primária. Já quando o mal acomete a pessoa depois de várias exposições é porque a dermatite de contato é alérgica. Confira Os 7 Principais Sintomas da Dermatite:
Principais Sintomas da Dermatite:
Os sintomas da Dermatite variam de leve a grave e aparecerão diferentes dependendo de qual parte do corpo é afetada. Nem todas as pessoas com Dermatite experimentam todos os sintomas.
Em geral, os sintomas da Dermatite podem incluir:
- Erupção cutânea
- Bolhas
- pele seca e rachada
- Comichão na pele
- pele dolorida, com picada ou queima
- vermelhidão
- Inchaço