A Síndrome de Tourette (TS) é uma doença neurológica caracterizada por movimentos repetitivos, estereotipados, involuntários e vocalizações denominados tiques. A desordem é nomeada pelo Dr. Georges Gilles de la Tourette, o neurologista francês pioneiro que, em 1885, descreveu pela primeira vez a condição em uma nobre francesa de 86 anos.
Os primeiros sintomas da Síndrome de Tourette são quase sempre observados primeiro na infância, com o início médio entre as idades de 7 e 10 anos. A Síndrome de Tourette ocorre em pessoas de todos os grupos étnicos. Os machos são afetados cerca de três a quatro vezes mais do que as fêmeas. Estima-se que 200 mil americanos tenham a forma mais grave da Síndrome de Tourette e que cerca de um em cada 100 apresenta sintomas mais leves e menos complexos, como tiques crônicos ou tônicos vocais ou tiques transientes da infância. Embora a Síndrome de Tourette possa ser uma condição crônica com sintomas que durarem toda a vida, a maioria das pessoas com a condição experimenta seus piores sintomas no início da adolescência, com melhora no final da adolescência e continuando até a idade adulta.
Causas da Síndrome de Tourette:
A Síndrome de Tourette tem sido ligado a diferentes partes do cérebro, incluindo uma área chamada gânglio basal, que ajuda a controlar os movimentos do corpo. Diferenças podem afetar as células nervosas e os produtos químicos que transportam mensagens entre eles. Os pesquisadores acham que o problema dessa rede cerebral pode desempenhar um papel na Síndrome de Tourette.
Os médicos não sabem exatamente o que causa esses problemas no cérebro, mas os genes provavelmente desempenham um papel. É provável que haja mais de uma causa. As pessoas que têm membros da família com Síndrome de Tourette são mais propensas a obtê-las. Mas as pessoas da mesma família podem ter sintomas diferentes.
Sintomas da Síndrome de Tourette:
O principal sintoma é o tique. Alguns são tão suaves que nem sequer são perceptíveis. Outros acontecem com frequência e são óbvios. O estresse, a excitação, ou estar doente ou cansado pode piorar. Os mais graves podem ser embaraçosos e podem afetar sua vida social ou trabalho.
Existem dois Tipos de Tiques:
Os Tiques do Motor Envolvem Movimento. Eles incluem:
- Braço ou cabeça empurrando.
- Piscar.
- Fazendo um rosto.
- Contração da boca.
- Ombros de ombros.
Os Tiques Vocais Incluem:
- Barking ou grito.
- Limpando a garganta.
- Tosse.
- Grunhir.
- Repetindo o que outra pessoa diz.
- Gritando.
- Sniffing.
- Jurando.
Tique pode ser simples ou complexo. Um tique simples afeta uma ou apenas algumas partes do corpo, como piscar os olhos ou fazer uma careta. Um complexo envolve muitas partes do corpo ou diz palavras. Saltar e jurar são exemplos.
Antes de um motor tique, você pode ter uma sensação que pode sentir como um formigamento ou tensão. O movimento faz com que a sensação desapareça. Você pode segurar seus tiques por um tempo, mas provavelmente não pode impedir que aconteçam.
Os médicos não tem certeza do porquê, mas cerca de metade das pessoas com Síndrome de Tourette também tem sintomas de transtorno de déficit de atenção e hiperatividade ( TDAH ). Você pode ter problemas em prestar atenção, ficar sentado e terminar as tarefas.
Tourette Também Pode Causar Problemas com:
- Ansiedade.
- Dificuldades de aprendizagem como a dislexia.
- Transtorno obsessivo-compulsivo ( TOC ), pensamentos e comportamentos que você não pode controlar, como lavar as mãos uma e outra vez.
Tratamento da Síndrome de Tourette:
Muitas vezes, os tiques são leves e não precisam ser tratados. Se eles se tornarem um problema, seu médico pode prescrever medicamentos para ajudá-los. Pode demorar um pouco para encontrar a dose certa que ajuda a controlar os tiques, mas evita os efeitos colaterais, então seja paciente como você e seu médico trabalham através dele.
Os medicamentos Podem Incluir:
Haloperidol ( Haldol ), flufenazina ( Prolixin ) e pimozide ( Orap ), que trabalham em um químico cerebral chamado dopamina para controlar os tiques. Clonidina ( Catapres ) e guanfacina ( Tenex , Intuniv)), medicamentos de alta pressão arterial que também podem tratar os tiques.
Fluoxetina ( Prozac ), paroxetina ( Paxil ), sertralina ( Zoloft ) e outros antidepressivos , que podem aliviar ansiedade, tristeza e sintomas obsessivos compulsivos.
Além de medicamentos, você pode querer considerar a terapia de conversa. Um psicólogo ou conselheiro pode ajudá-lo a aprender como lidar com as questões sociais que seus tiques e outros sintomas podem causar.
A terapia comportamental também pode ajudar. Um tipo específico, chamado de treinamento de reversão de hábitos, ensina como reconhecer que um tique está chegando e depois se move de uma maneira que o pára.