Dicas de Saúde

Secura Vaginal: o que é, quais as causas, riscos, sintomas e tratamentos

secura vaginal

A Secura Vaginal é um problema comum, mas tratável, que muitas mulheres experimentam em algum momento de suas vidas. Pode ser um problema a qualquer idade, mas é uma questão específica para as mulheres que estão passando ou experimentaram a menopausa . Não ignore uma vagina seca ou sinta-se envergonhado de procurar ajuda se for um problema para você. Há uma série de tratamentos que podem ajudar.

Secura VaginalEsta é uma condição muito irritante que, em adição, para provocar comichão, ardor e irritação vaginal pode causar dor durante a relação sexual e, consequentemente, uma diminuição significativa no desejo sexual. Além disso, a ausência de descarga vaginal ou redução do mesmo deixa a área vaginal expostos a numerosas infecções bacterianas e fúngicas que podem comprometer a sua saúde. Então, confira agora Secura Vaginal – O que é, Causas e Tratamentos:

Principais Causas de Secura Vaginal:

 As causas de uma vagina seca incluem.

  • A menopausa – níveis diminuídos do hormônio estrogênio durante a menopausa podem causar Secura Vaginal persistente (também conhecida como atrofia vaginal ou vaginite atrófica ):
  • Amamentação ou parto – os níveis de estrogênio podem diminuir temporariamente após o parto e fazer sua vagina se sentir mais seca do que o habitual:
  • Não sendo despertado antes do sexo – se você não se sente despertado antes de fazer sexo, sua vagina pode não produzir lubrificante natural e o sexo pode ser desconfortável:
  • Alguns tipos de contracepção – a pílula contraceptiva combinada e a injeção contraceptiva podem ocasionalmente causar Secura Vaginal, embora isso seja incomum:
  • Tratamento de câncer – radioterapia para a área pélvica, tratamentos de câncer hormonal e, às vezes, quimioterapia pode causar Secura Vaginal:

Principais Sintomas de uma Vagina Seca: 

Algumas mulheres só têm sintomas de Secura Vaginal em certos momentos, como durante o sexo, enquanto outras atem o tempo todo.

  • Irritação vaginal, desconforto, coceira ou sensação de queimação:
  • Desconforto durante o sexo:
  • Um desejo sexual reduzido:
  • Dificuldade em despertar e atingir o orgasmo:
  • A superfície da vagina parece pálida e fina:
  • Estreitamento ou encurtamento da vagina:
  • Precisando fazer xixi com mais frequência do que o habitual:
  • Infecções repetidas do trato urinário (UTIs):

Tratamentos Para Secura Vaginal:

Lubrificantes: Os lubrificantes são líquidos ou géis que você aplica à sua vulva, vagina ou pênis do seu parceiro antes de fazer sexo para manter sua vagina úmida. Eles oferecem alívio imediato, mas de curto prazo, da Secura Vaginal.

Várias marcas diferentes de lubrificantes estão disponíveis para comprar em lojas e farmácias sem receita médica. Você pode precisar experimentar alguns tipos diferentes para encontrar um que funcione melhor para você.

Hidratantes Vaginais: Os hidratantes vaginais são cremes que você aplica dentro da sua vagina para mantê-la úmida. Eles podem ser melhores do que os lubrificantes se a secura não está apenas causando problemas durante o sexo, pois eles tendem a ter um efeito mais duradouro. Eles geralmente precisam ser aplicados a cada poucos dias.

Tal como acontece com os lubrificantes, várias marcas diferentes estão disponíveis para comprar. Você pode precisar experimentar alguns tipos diferentes para encontrar um que funcione melhor para você.

Formado em Comunicação Social, especialista em jornalismo digital e SEO, responsável por criar diversos projetos na internet, afim de levar conhecimento à todos sobre saúde, beleza, bem estar, natureza e entretenimento.