Remada Alta com Barra: como fazer corretamente, quantas repetições e dicas
Execução
1 – Segure a barra com afastamento igual à distância entre os ombros; use uma pegada com o dorso das mãos voltado para cima.
2 – Tracione a barra verticalmente para cima até chegar ao queixo; eleve o máximo possível os cotovelos.
3 – Abaixe a barra lentamente, até que os braços fiquem na posição estendida.
Músculos envolvidos
Primário: Trapézio, deltóide.
Secundário: Levantador de escápula, eretor de espinha, antebraços.
Enfoque anatômico
Espaçamento das mãos: Uma pegada na barra com afastamento igual à distância entre ombros, ou mais fechada, enfatiza o trapézio. Uma pegada mais aberta também trabalha o deltóide.
Posição do corpo: A execução da remada na posição bem vertical mobiliza centralmente o trapézio. A ligeira inclinação do torso para trás (na cintura) mobiliza o trapézio superior, ao passo que a ligeira inclinação para a frente mobiliza o músculo mais inferiormente no pescoço.
Amplitude de movimento: Quanto mais levantada for a barra, maior será o trabalho do trapézio; porém, maior será o risco de dor por colisão do ombro.
Variações
Remada na posição vertical usando cabo: O uso de uma barra reta presa à polia baixa de um aparelho de cabos proporciona resistência uniforme ao longo de todo o movimento.
Remada na posição vertical usando aparelho: O uso de um aparelho Smith proporciona um plano único de movimento vertical, que pode ajudar na concentração de seu esforço.
Imagens e explicações retiradas do livro Boydbuilding Anatomy, de Nick Evans.